Segurança Hídrica
De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), segurança hídrica é a disponibilidade de água em qualidade e quantidade suficientes para "atender às necessidades humanas e econômicas e à conservação dos ecossistemas aquáticos, com um nível aceitável de risco relacionado a secas e cheias".
Como empresa voltada para a produção de água de qualidade, a Cedae também participa dos esforços para a preservação e recuperação dos recursos hídricos. A Companhia é integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Rio, por meio dos comitês de Bacia dos mananciais de onde capta água para tratamento. Os comitês são os responsáveis por elaborar e implementar os Planos de Bacias Hidrográficas, principais instrumentos de gestão dos mananciais, bem como estudos, projetos e obras para a melhoria das condições da bacia hidrográfica.
Além disso, por meio do programa Replantando Vida, a Cedae promove ações de reflorestamento de matas ciliares nos mananciais, como os rios Guandu e Macacu. As matas ciliares reduzem o assoreamento dos rios e a quantidade de material sólido que chega aos seus leitos, garantindo maior disponibilidade e mais qualidade à água bruta.