ÁGUA LIMPA
Com a conclusão dos processos de concessão e do período de operação assistida junto às novas concessionárias, a Cedae passa a se concentrar nos serviços de captação e tratamento de água. Por isso, o foco se volta ainda mais à garantia da qualidade da água e à segurança hídrica.
A Companhia integra o ‘Projeto Verão Guandu’ – criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). As medidas adotadas pelo programa devem assegurar fornecimento de água de qualidade para os próximos anos.
Entre as ações anunciadas, destacam-se a implantação de Unidades de Tratamento de Rios (UTRs) na Baixada Fluminense - para diminuir a poluição dos rios Poços, Queimados e Ipiranga - e o aumento do volume de bombeamento do rio Guandu para as lagoas próximas à estação de tratamento. Além de melhorar a qualidade da água captada, será possível renovar a água e reduzir os fatores que contribuem para a concentração de algas produtoras da geosmina.
Além das obras de modernização na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, já em andamento, estão previstas ações de desassoreamento, acompanhamento de licenças, monitoramento dos rios e investimento em novas tecnologias, que reforçam o compromisso da Cedae com a qualidade da água produzida.
A água da Cedae atende aos padrões de potabilidade definidos no anexo XX da portaria de consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Para garantir a qualidade, a Companhia efetua coletas diárias de amostras para análise nas saídas das estações de tratamento e mananciais. Os resultados de testes são publicados com transparência para acompanhamento da sociedade em https://cedae.com.br/relatoriosguandu.