-
Meu bairro/cidade faz parte das novas áreas de concessão. Qual empresa passou a atuar na minha residência?
Veja aqui a relação de todos os bairros e cidades.
-
Minha cidade não foi incluída nos leilões. Como ficará a prestação dos serviços?
Nos municípios que não aderiram, a Cedae continua sendo a responsável até que seja licitada a concessão ou as prefeituras assumam a operação dos sistemas, conforme previsto no Marco Legal do Saneamento (Lei 11.445/2007 e alterações posteriores).
-
Se a Cedae não distribui mais a água, o que ela passou a fazer então?
A Cedae continua produzindo água limpa. A Cedae opera os grandes sistemas produtores da Região Metropolitana (Guandu, Imunana-Laranjal, Ribeirão das Lajes e Acari), capta e trata água bruta e fornece água tratada para que os concessionários distribuam à população.
Nos municípios que não aderiram, a Companhia continua responsável pelos serviços até que seja licitada a concessão ou as prefeituras assumam a operação, conforme previsto no novo marco legal do saneamento.
-
Qual é o tempo de concessão previsto em edital?
35 anos
-
Quem vai regular e fiscalizar os serviços das novas concessionárias?
A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) continua sendo a reguladora e fiscalizadora.
-
Quais serão as informações que a Cedae fornecerá às concessionárias?
Todas as informações sobre os sistemas e serviços. Orientações operacionais disponíveis e dados relativos a até cinco anos anteriores, arquivos técnicos, cadastros, plantas, desenhos e demais documentos, respeitando todas as recomendações da Lei Geral da Proteção de Dados Individuais (LGPD), seguindo as regras de compliance.
-
Agora quem manda o boleto/fatura para minha casa?
Toda a gestão comercial, incluindo o envio das faturas, passou a ser feita pela nova concessionária.
-
Tenho dívida com a Cedae. Com quem vou negociar parcelamento? Com a Cedae ou com a concessionária?
A dívida deve ser negociada com a Cedae.
-
Se eu ficar inadimplente com a Cedae, a concessionária que assume os serviços pode cortar o meu fornecimento?
Haverá tratativa entre Cedae e as concessionárias sobre os débitos anteriores.
-
Quero regularizar o fornecimento de água e colocar hidrômetro em minha casa. Devo fazer a solicitação a qual empresa?
À nova concessionária.
-
Faltou água em meu bairro. A quem devo comunicar e solicitar caminhão-pipa?
À nova concessionária.
-
Tenho reclamações e dúvidas. Devo utilizar os canais de comunicação e atendimento de qual empresa para tirar essas dúvidas?
Se as dúvidas forem referentes às atividades de captação e tratamento da água, ou se a sua região ainda tiver a Cedae como distribuidora, as informações continuam sendo prestadas pela Cedae em seus canais de atendimento:
SAC: 0800 28 21 195
Central de Atendimento ao Surdo-Mudo: 0800 28 23 059
Ouvidoria: 0800 031 6032
Portal: https://cedae.com.br/
Contatos de concessionárias que já assumiram os serviços:
Águas do Rio
SAC: 0800 195 0 195
WHATSAPP: 0800 195 0 195
OUVIDORIA: 0800 195 0 200
E-MAIL: atende.rj@aguasdorio.com.br
Iguá
SAC: 0800 400 0509 (Rio de Janeiro) / 0800 400 0510 (Paty do Alferes) / 0800 400 0511 (Miguel Pereira)
E-MAIL: ouvidoria@igua.com.br< br/> WHATSAPP: 0800 195 0 195
Rio+Saneamento
SAC: 0800 772 1025 (Capital) / 0800 772 1027 (Interior)
WHATSAPP: 0800 772 1027