Socioambiental

Captação de água da chuva

 

A captação de água da chuva é uma alternativa eficiente para o reaproveitamento da água, podendo reduzir pela metade as despesas de consumo. O método é indicado para atividades que não exijam água potável, como descargas, irrigação, lavagem de calçada ou carro.

O tema ganha relevância nacional e é ponto principal de políticas nacionais de incentivo. A Lei 13.501/2017 estimula a criação de legislações estaduais e municipais focadas no aproveitamento.

Como funciona

As calhas captam e levam a água da chuva até um filtro para eliminar resíduos e impurezas. Depois, a água segue para o armazenamento em uma cisterna. Com uma bomba, é puxada para uma caixa d’água, geralmente em cima da casa, de onde será destinada aos locais de uso.

Vantagens do sistema

  • Ajuda o meio ambiente e diminui a perda hídrica

  • Evita o consumo de água potável quando não é necessário

  • Economiza até metade da conta de água

  • Possui diferentes capacidades de armazenamento de acordo com as necessidades

  • Reforça o abastecimento em períodos de estiagem

  • Pode ser instalado em ambientes rurais ou urbanos.

Vale a pena conhecer

Criado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Mapa de Potencial do Uso de Água de Chuva tem por objetivo orientar a população para o uso de águas pluviais. O mapa permite conhecer a estimativa de quantidade de água que pode ser usada na casa dos moradores da cidade e o quanto é possível economizar com essa solução.

Clique aqui e confira.

 
Search