Socioambiental

Relatórios de Qualidade

 

  

A Região Metropolitana é constituída por 15 municípios: Rio de Janeiro, Queimados, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Mesquita, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo.

Após o processo de concessão da etapa de distribuição da água, ocorrido em novembro de 2021, a CEDAE passou a ser responsável, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, apenas pela etapa de produção de água (tratamento da água) de 10 Sistemas de Abastecimento.

Sistemas operados pela CEDAE que abastecem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro:

Sistema Guandu, Sistema Laranjal, Sistema Ribeirão das Lajes, Sistema Xerém, Sistema Mantiquira, Sistema São Pedro, Sistema Rio D’Ouro, Sistema Tinguá, Sistema Campos Elíseos e Sistema Japeri.

Juntos, estes 10 Sistemas de Abastecimento produzem mais de 57.000 litros de água por segundo e abastecem cerca de 12 milhões de habitantes.

Todo esse volume produzido é entregue para as 4 concessionárias (Águas de Niterói, Águas do Rio, Iguá Saneamento e Rio+ Saneamento) que se encarregam da distribuição da água até a entrega aos clientes.

Em relação às exigências do Ministério da Saúde, referentes ao controle de qualidade da água (Portaria GM MS 888/2021), a CEDAE passou a ser responsável apenas pelo monitoramento da qualidade da água captada (Ponto de Captação de Água Bruta) e das Saídas de Tratamento de suas unidades. Após o processo de concessão, o monitoramento da qualidade da água distribuída (Rede de Distribuição) e a divulgação destes resultados analíticos passaram a ser de inteira responsabilidade das quatro concessionárias.

O monitoramento da qualidade da água captada e nas Saídas de Tratamento dos Sistemas da CEDAE é realizado pelo Laboratório Central da Gerência de Controle de Qualidade de Água e pelos Laboratórios Operacionais das Estações de Tratamento do Guandu e Laranjal, em conformidade com as legislações vigentes. As análises são realizadas por equipe técnica altamente qualificada e em laboratórios credenciados pelo INEA e com Sistema de Gestão da Qualidade alinhado às normas do INMETRO (ABNT NBR ISO/IEC 17.025).

Todos os dados analíticos obtidos no monitoramento dos Pontos de Captação e Saídas de Tratamento são enviados às Vigilâncias Sanitárias Municipais e Estadual, que são os órgãos fiscalizadores competentes. Estes dados são de domínio público, podendo ser acessados através deste site.

Frequência de atualização dos relatórios:

- Relatórios Mensais – a partir do 15° dia útil do mês subsequente.
- Relatórios Bimestrais – a partir do 30° dia útil do bimestre subsequente.
- Relatórios Semestrais – a partir do 30° dia útil do semestre subsequente.

Relatórios Mensais

Dados analíticos do Ponto de Captação e Saídas de Tratamento dos Sistemas da Região Metropolitana. Resultados de cor aparente, turbidez, cloro residual livre, Coliformes Totais, Escherichia Coli, Cianobactérias, Cianotoxinas, Protozoários, Epicloridrina e Acrilamida.

Relatórios Trimestrais / Bimestrais

Dados analíticos dos Subprodutos da Desinfecção nas Saídas de Tratamento dos Sistemas da Região Metropolitana. Monitoramento extra, não exigido pelo Ministério da Saúde.

2024

2023

2022

2021

2020

Relatórios Semestrais

Relatórios completos com dados das Saídas de Tratamento e Pontos de Captação dos Sistemas de Abastecimento da Região Metropolitana. Parâmetros Físico-Químicos, Inorgânicos, Orgânicos e Biológicos da Portaria GM MS 888/2021.

Saídas de Tratamento

Mananciais

 
Search