Socioambiental

Educação Ambiental

Conscientizar e engajar a população na preservação dos recursos hídricos são ações estratégicas dentro da missão de garantir o fornecimento de água limpa para a população do Estado do Rio de Janeiro. A Educação Ambiental é promovida pela Cedae por meio da Assessoria de Gestão Ambiental, do Trabalho Social e do projeto Replantando Vida.

O Trabalho Social promove ações contínuas e abrangentes em todo o estado, buscando o envolvimento de todos os segmentos e faixas etárias. Entre os projetos destacam-se Cedae nas instituições, Saneamento é Saúde, Amigos do Planeta e Cedae na Comunidade.

O objetivo é prestar informações e esclarecimentos sobre a política do saneamento e seu papel no meio ambiente. Os eventos englobam oficinas, cursos, palestras, rodas de conversa, ações sociais, cinema ecológico, jogos e outras atividades em parceria com instituições locais. A Cedae também elabora e distribui cartilhas e revistas institucionais com conteúdo socioeducativo. Em 2021, mais de 4 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações.

O tema também é trabalhado em datas como Semana do Meio Ambiente, Dia Mundial da Água e Dia da Árvore e em campanhas de conscientização sobre o uso racional da água, descarte adequado de resíduos e cuidados com o planeta.

Dia Mundial da Água - Dia da água
Reflorestamento - Dia da Árvore

O principal Centro de Visitação Ambiental da Cedae, na ETA Guandu, já recebeu milhares de estudantes, pesquisadores e profissionais da área científica para desenvolvimento de pesquisas técnicas. Por causa da pandemia, as visitas foram suspensas, mas a Companhia prepara-se para reativá-las em breve.

Visita à ETA Guandu
Visita à ETA Guandu
 
Search