Novo Guandu
A fim de reforçar o abastecimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Cedae está construindo uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA): o Novo Guandu. Localizada em Nova Iguaçu, a ETA vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas na Baixada Fluminense. É o mais volumoso dos investimentos que a empresa vem fazendo para aumentar a captação e o tratamento da água distribuída para as concessionárias. As obras do Novo Guandu já passaram pelas fases de terraplanagem e assentamento de tubulação.
O sistema Novo Guandu contará com o maior reservatório da Cedae: o Novo Marapicu, capaz de armazenar 55 milhões de litros de água para atender Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Queimados e Rio de Janeiro.
O sistema ainda terá uma adutora de 3,9 quilômetros de extensão e 2,5 metros de diâmetro e utilizará as tecnologias mais modernas disponíveis para o tratamento da água. As demais fases da obra estão sendo licitadas, e a construção será dentro do prazo previsto para 2026.
A conclusão deste sistema, que irá operar em conjunto com a ETA Guandu, está prevista para 2026. A nova ETA conta com investimento de R$ 1,8 bilhão na segurança hídrica para atender a demanda futura estimada para a região.