Inovação

Novo Guandu

A fim de reforçar o abastecimento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Cedae está construindo uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA): o Novo Guandu. Localizada em Nova Iguaçu, a ETA vai produzir mais 12 mil litros por segundo (l/s) de água, beneficiando 3 milhões de pessoas. O sistema irá operar em conjunto com a ETA Guandu, totalizando a produção e o tratamento de 55 mil l/s para 12 milhões de habitantes na capital e na Baixada Fluminense. A obra está em andamento, e a previsão de conclusão de todo projeto é em 2026.

A nova ETA terá investimentos de mais de R$ 2 bilhões na segurança hídrica do sistema de abastecimento da Baixada e da capital e atenderá a demanda futura estimada para a região.

 

O sistema Novo Guandu contará com o maior reservatório da Cedae: o Novo Marapicu, capaz de armazenar 53 milhões de litros de água para atender Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Queimados e Rio de Janeiro. O sistema ainda terá uma adutora de 3,9 quilômetros de extensão e 2,5 metros de diâmetro e utilizará as tecnologias mais modernas disponíveis para o tratamento da água.

Foto: Acervo CEDAE

 
Search