Socioambiental

Qualidade da água Imunana-Laranjal
Sistema Imunana-Laranjal em plena operação
 

A preocupação com a saúde da população levou a CEDAE a paralisar as operações da ETA (Estação de Tratamento de Água) Imunana-Laranjal de 3 a 5 de abril de 2024, após a detecção de níveis altos de tolueno na água. O Sistema abastece 2 milhões de pessoas em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá e Paquetá. O tolueno é um hidrocarboneto altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado.

A operação só foi retomada em sua plenitude depois que testes da Cedae indicaram taxa zero de tolueno na água tratada no Sistema. Durante um mês, testes foram feitos de duas em duas horas no Laboratório Biológico de Rastreamento Ambiental (Libra), em Nova Iguaçu. Para dar transparência sobre a qualidade da água, a CEDAE disponibilizou relatórios públicos sobre os resultados.

Uma força–tarefa do governo do Estado reduziu o poluente, com isolamento da área e sucção de material contaminado. O esforço incluiu as secretarias do Ambiente e Sustentabilidade, da Polícia Civil e da Polícia Militar, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e as distribuidoras de água.

Clique aqui para ver os últimos testes de tolueno na água do Imunana-Laranjal

 
Search