Concessões

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Perguntas e Respostas

  • Meu bairro/cidade faz parte das novas áreas de concessão. Como vou saber qual será a empresa que vai atuar na minha residência?

    Veja aqui a relação de todos os bairros e cidades.

  • Minha cidade não foi incluída nos leilões. Como ficará a prestação dos serviços?

    Nos municípios que não aderiram, a Cedae continua sendo a responsável até que seja licitada a concessão ou as prefeituras assumam a operação dos sistemas, conforme previsto no Marco Legal do Saneamento (Lei 11.445/2007 e alterações posteriores).

  • Se a Cedae não vai mais distribuir a água, o que ela vai fazer então?

    Vai continuar produzindo água limpa. A Cedae vai operar os grandes sistemas produtores da Região Metropolitana (Guandu, Imunana-Laranjal, Ribeirão das Lajes e Acari), captar e tratar água bruta e fornecer água tratada para que os concessionários distribuam à população.

    Nos municípios que não aderiram, a Companhia continua responsável pelos serviços até que seja licitada a concessão ou as prefeituras assumam a operação, conforme previsto no novo marco legal do saneamento.

  • Qual é o tempo de concessão previsto em edital?

    35 anos

  • A mudança será imediata?

    Não. Há um período de transição em que a Cedae dá suporte à concessionária. É a Operação Assistida. Os clientes são comunicados quando as novas empresas assumirem integralmente a operação

  • O que é Operação Assistida?

    É o mecanismo pelo qual o Governo do Estado, via Cedae, assume a responsabilidade de repassar as informações para as concessionárias e proporcionar o acompanhamento intensivo das empresas nas atividades relacionadas à operação dos sistemas, de modo a garantir o atendimento aos clientes e a transferência dos serviços sem interrupções.

  • Quanto tempo dura a Operação Assistida?

    O contrato prevê prazo de até 180 dias, que pode ser ampliado em mais 90, se necessário. Também pode ser reduzido, de acordo com as necessidades.

  • Quem vai regular e fiscalizar os serviços das novas concessionárias?

    A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) continua sendo a reguladora e fiscalizadora.

  • Quais serão as informações que a Cedae fornecerá às concessionárias?

    Todas as informações sobre os sistemas e serviços. Orientações operacionais disponíveis e dados relativos a até cinco anos anteriores, arquivos técnicos, cadastros, plantas, desenhos e demais documentos, respeitando todas as recomendações da Lei Geral da Proteção de Dados Individuais (LGPD), seguindo as regras de compliance.

  • Quem vai mandar o boleto/fatura para minha casa? Isso vai mudar?

    Até acabar a Operação Assistida, a Cedae continua prestando os serviços e é responsável pela cobrança. Isso muda ao fim da operação, quando toda a gestão comercial, incluindo o envio das faturas, passa a ser feita pela nova concessionária.

  • Pago em débito automático. Preciso pedir mudança?

    É preciso aguardar posicionamento da nova concessionária de sua área. Essas informações são comunicadas previamente aos clientes pelas novas empresas em seus canais de atendimento.

  • Tenho dívida com a Cedae. Com quem vou negociar parcelamento durante o período de Operação Assistida? Com a Cedae ou com a concessionária?

    A dívida deve ser negociada com a Cedae.

  • Se eu ficar inadimplente com a Cedae, a concessionária que assume os serviços pode cortar o meu fornecimento?

    Haverá tratativa entre Cedae e as concessionárias sobre os débitos anteriores.

  • Quero regularizar o fornecimento de água e colocar hidrômetro em minha casa. Devo fazer a solicitação a qual empresa?

    Durante a Operação Assistida, o serviço cabe à Cedae. Depois, à nova concessionária.

  • Faltou água em meu bairro. A quem devo comunicar e solicitar caminhão-pipa?

    Durante a Operação Assistida, a Cedae será responsável. Você deve comunicar à Cedae. Após este período, à nova concessionária.

  • Tenho reclamações e dúvidas. Devo utilizar os canais de comunicação e atendimento de qual empresa para tirar essas dúvidas?

    Durante o período de transição, as informações continuam sendo prestadas pela Cedae em seus canais de atendimento:

    SAC: 0800 28 21 195
    Central de Atendimento ao Surdo-Mudo: 0800 28 23 059
    Ouvidoria: 0800 031 6032
    Portal: https://cedae.com.br/

    Contatos de concessionárias que já assumiram os serviços:

    Águas do Rio

    SAC: 0800 195 0 195
    WHATSAPP: 0800 195 0 195
    OUVIDORIA: 0800 195 0 200
    E-MAIL: atende.rj@aguasdorio.com.br

    Iguá

    SAC: 0800 400 0509 (Rio de Janeiro) / 0800 400 0510 (Paty do Alferes) / 0800 400 0511 (Miguel Pereira)
    E-MAIL: ouvidoria@igua.com.br

Ficou com alguma dúvida? Para esclarecer entre em contato com a Cedae.

 
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