A Empresa

Certificações e Prêmios

Focada na qualidade da prestação de serviços e em sintonia com o padrão ESG de gestão (melhores práticas em governança, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente), a Cedae conquistou diversas certificações, acreditações, selos e premiações. Destaques para a norma ISO 9001, Inmetro, Guinness Book, Prêmio Firjan Ambiental e Selo Resgata, do Ministério da Justiça.

ISO 9001

Elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a ISO 9001 é uma certificação de reconhecimento internacional que estabelece requisitos para que uma empresa implante um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a execução das operações seja feita de maneira planejada, com conhecimento e controle de riscos, atendimento de legislações aplicáveis e foco no aumento da satisfação de clientes. A conquista de duas certificações ISO 9001 demonstra a eficiência da implantação SGQ com a padronização dos processos.

  • ISO 9001 - Gerência Guandu-Lameirão

     

    Responsável pela operação do Complexo de Produção do Guandu, que inclui a ETA Guandu, maior estação de tratamento de água do mundo, e a elevatória do Lameirão, a maior elevatória subterrânea de água tratada da Cedae e uma das maiores do mundo, a Gerência Guandu-Lameirão recebeu a certificação em 2014 (versão 2008) após passar por auditoria externa realizada pela organização internacional de certificação Bureau Veritas e recebeu atualização da norma na versão 2015 posteriormente. A norma passa por revisões periódicas para que esteja alinhada às tendências mundiais do mercado e áreas do conhecimento.

  • ISO 9001 - Departamento de Micromedição

     

    Em 2018, o certificado ISO 9001:2015 foi conferido ao Departamento de Micromedição, responsável pela gestão e controle de hidrômetros de medição da água fornecida aos clientes da Cedae. Com um moderno Laboratório de Medidores, capaz de atender mais de 100 mil substituições por ano e focado na inovação tecnológica, o departamento está em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo a programação de substituição de hidrômetros, recuperação de hidrômetros e filtros para atuação da Companhia

ACREDITAÇÃO

Além da Certificação ISO 9001, o Laboratório de Medidores é acreditado também pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro. Em 2016, recebeu a acreditação ISO/IEC 17025, que atesta a precisão e a qualidade de laboratórios de calibração e ensaio. A partir de então, passou a fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios, como reconhecimento de sua competência em produzir resultados válidos e confiáveis, seguindo os rigorosos parâmetros do Inmetro.
A identificação dos serviços acreditados pode ser feita por meio de referência ao escopo disponível no site: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=CEDAE

Certificado de Acreditação do Laboratório, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

Em 6/3/2023 o Libra, laboratório de controle de qualidade da ETA Guandu, obteve o certificado de acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A certificação é o reconhecimento formal pelo Inmetro de que o laboratório trabalha em condições de confiabilidade, em cumprimento das exigências da norma internacional ISO 17025:2017.
Na prática, as análises produzidas pelo Libra passam a ter reconhecimento internacional, e o laboratório será avaliado periodicamente por profissionais indicados pelo Inmetro para assegurar a conformidade do seu sistema de gestão, das suas instalações e a confiabilidade das duas análises

Certificado de Acreditação do Laboratório, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017

GUINNESS BOOK

Em 2007, a ETA Guandu foi incluída no Livro dos Recordes como a maior estação de tratamento de água do mundo em produção contínua. Capaz de produzir 43 mil litros por segundo e responsável pelo abastecimento de mais de 9 milhões de pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro, a unidade de tratamento de água é uma das principais obras de engenharia do século 20.

MELHORES E MAIORES - REVISTA EXAME

A Cedae conquistou por dois anos consecutivos, 2018 e 2019, o prêmio de ‘Melhor Empresa de Infraestrutura’ no ranking ‘Melhores e Maiores’, da revista Exame. Em 2017, a empresa alcançou a quarta posição. A premiação faz parte de um amplo levantamento das companhias brasileiras que mais se destacaram em 20 setores da economia.

SELO EMPRESA CIDADÃ

A Cedae aderiu ao Programa Empresa Cidadã, que garante mais 60 dias de licença maternidade e mais 15 da licença paternidade.

SELO RESGATA

Concedido pelo Ministério da Justiça, o Selo Resgata incentiva e reconhece ações de responsabilidade social na ressocialização de pessoas que cumprem pena no sistema prisional. Em 2018, e por mais três anos consecutivos, o programa Replantando Vida foi contemplado com a premiação pelo trabalho de inserção de apenados no mercado de trabalho.

SELO VERDE CHICO MENDES

Por seu compromisso com a agenda socioambiental. a Cedae recebeu a certificação Selo Verde, na categoria Ação Socioambiental Responsável, do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra). É um reconhecimento do “Programa de Desenvolvimento Sustentável" (PDS), conduzido pelo Trabalho Técnico Social da Companhia desde 2015. Em 18 ítens analisados pelo Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável (Procert), do Inpra, a Cedae alcançou a pontuação máxima, atendendo a 100% dos indicadores. Além de proteger o meio ambiente, o programa ajuda a gerar renda, melhorando a qualidade de vida em ações que atendem cerca de 2 mil pessoas por mês. Elas incluem curso de alfabetização para funcionários no canteiro de obras da ETA Novo Guandu; criação de hortas comunitárias; curso de beneficiamento artesanal de pescado; banco de currículos; programas de educação ambiental para diversas faixas etárias; apoio a ações de reflorestamento e restauração de áreas públicas com materiais reutilizados; e a criação e apoio a cooperativas de pescadores, catadores de materiais recicláveis e movimentos de mulheres, entre outras.

“PREMIOS VERDES”

Em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o ranking “Premios Verdes” divulga anualmente os 500 melhores projetos sociais e ambientais dos países ibero-americanos comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Em 2020, o Programa Replantando Vida ficou na 81ª posição na categoria ‘Desenvolvimento Humano, Inclusão Social e Redução das Desigualdades’, enquanto o projeto de aproveitamento do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) como substrato para produção de mudas florestais da Mata Atlântica ficou na 89ª posição na categoria ‘Manejo de Resíduos’. Em 2022, o “Reciclagem Florestal do Lodo de Esgoto” é finalista do prêmio. A Cedae é a única instituição brasileira indicada ao prêmio, que tem parceria com o PNUD.

PRÊMIO FIRJAN AMBIENTAL

Em agosto de 2021, a Cedae recebeu pela terceira vez o Prêmio Firjan Ambiental, que destaca ações em prol do desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro. A Companhia venceu na categoria “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos” pelo Projeto Recuperação Produtiva da Juçara, desenvolvido pelo Replantando Vida. A iniciativa promove a restauração ambiental da Palmeira Juçara (euterpe edulis) por meio do incentivo à produção de mudas e ao plantio de novas árvores desta espécie, ameaçada de extinção. A Companhia recebera em 2019 o prêmio pelo Replantando Vida e o incentivo a projetos de reflorestamento na categoria “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”, e em 2017 na categoria “Gestão de Resíduos Sólidos” pelo projeto de reaproveitamento de lodo do esgoto para produção de mudas florestais.

PRÊMIO BEST PERFORMANCE DE INOVAÇÃO

A medalha de ouro no Prêmio Best Performance 2023, na categoria “Inovação para Atendimento ao Cliente/Consumidor - Canais e Plataformas de Atendimento Digital”, foi para a nova plataforma de cobrança da Cedae. O prêmio é organizado pelo CMS Group e Blog Televendas&Cobrança para destacar os cases financeiros mais inovadores do mercado. Desenvolvida com Talk Communications, a ferramenta integrou todos os canais de atendimento, facilitando o processo de negociação e cobrança, com privacidade e agilidade.

PRÊMIO ANA 2023

A Cedae venceu a edição 2023 do Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) na categoria “Empresas de Médio e de Grande Porte”. A premiação ao Replantando Vida levou em consideração critérios como impactos socioambientais, potencial de difusão, aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), sustentabilidade e inovação, entre outros.

Confira outros prêmios concedidos ao Programa Replantando Vida

Ano Premiação Instituição
2007 Prêmio Ouro Azul Furnas
2007 Prêmio Brasil de Meio Ambiente Jornal do Brasil
2007 Certificação da Associação Internacional Lions Club Lions Club
2008 Prêmio Top Social ADVB
2009 Prêmio ACRJ de sustentabilidade Assoc. Comercial do RJ
2009 Maior plantio no Dia C (Dia do Clima – Carbono free) ITPA
2010 Maior plantio no Dia C (Dia do Clima – Carbono free) ITPA
2010 Prêmio ABERJE – Sustentabilidade Empresarial ABERJE
2011 Prêmio Anual de Responsabilidade Social CIEE
2012 Destaque Nacional de Desenv. Sust. e Resp. Social Instituto Ambiental Biosfera
2013 II Prêmio Lagoa Viva Instituto Lagoa Viva
2014 Prêmio ACRJ de sustentabilidade Associação Comercial do RJ
2016 Prêmio Hugo Werneck – Destaque Estadual Revista “O Ecológico”
2017 Prêmio Firjan de Ação Ambiental – Resíduos Sólidos FIRJAN
2018 Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente CREA-RJ
2018 Selo Resgata Ministério da Justiça
2019 Prêmio Firjan de Ação Ambiental - Biodiversidade FIRJAN
2019 Selo Resgata Ministério da Justiça
2019 Selo de Responsabilidade Social Fundação Santa Cabrini
2020 Selo Resgata Ministério da Justiça
2020 500 Melhores da América Latina – Replantando Vida Premios Verdes
2020 500 Melhores da América Latina – Lodo de esgoto Premios Verdes
2021 Prêmio Firjan de Ação Ambiental – Biodiversidade FIRJAN
2021 Selo Resgata Ministério da Justiça
2022 500 Melhores - Finalista – Lodo de Esgoto Premios Verdes
2023 Prêmio Ana 2023 Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

 

 
Search