O Sistema Guandu voltou a operar com 100% da capacidade às 10h55 desta quinta-feira (28/11). O retorno da operação foi feito de forma gradativa a pedido das concessionárias, que executavam reparos na rede de distribuição.
Embora o sistema já estivesse apto para operar com capacidade total após o término da manutenção, na noite de terça-feira (26/11), foi necessário aguardar o andamento dos serviços realizados pelas concessionárias e a devida liberação para viabilizar a retomada integral da produção de água.
O prazo para normalização do abastecimento nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados deve ser informado pelas empresas Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão, o Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
A manutenção preventiva anual é uma medida de segurança necessária para garantir o pleno funcionamento do Sistema Guandu durante o verão, período em que a demanda por água aumenta. O processo envolveu mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Este ano, o serviço incluiu também obras de modernização do sistema, como a instalação de válvulas dos macromedidores, equipamentos capazes de realizar a medição de grandes vazões de água, possibilitando maior controle de perdas.