COMUNICAÇÃO

Notícias

28/08/2024

Projeto patrocinado pela Cedae vence Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, na Suécia

Estudante Manoel Neto, de 17 anos, desenvolveu um equipamento de baixo custo, capaz de monitorar qualidade da água 24 horas por dia

O estudante piauiense Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, venceu o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), concorrendo com candidatos de outros 40 países. Ele desenvolveu o projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”, que permite analisar a qualidade da água 24 horas por dia. O rover é um veículo robótico usado para explorar determinados espaços.

A proposta de Manoel surgiu para atender às necessidades de comunidades ribeirinhas de baixa renda, que sofrem com a contaminação da água. O equipamento é programado para realizar análises periódicas da água e enviar alertas automáticos para os usuários sempre que identificar alguma alteração significativa na qualidade da água. Registra quantidade de fosfatos, nitratos, materiais orgânicos, pH, temperatura, entre outros indicadores. O dispositivo é construído com materiais simples, como canos de PVC e peças impressas em 3D, e funciona com bateria ou energia solar.

 

Foto: Mayara Chiarello, cortesia de Brazilcham Sweden

Aluno do 3º ano do ensino médio do colégio São Francisco de Sales Diocesano, em Teresina, Manoel é orientado pelo professor Victor Eduardo Alves da Silva Carvalho e apoiado pela Cedae, principal patrocinadora do Prêmio Jovem da Água no Brasil. A Companhia pretende investir no projeto do rover e usá-lo para reforçar o controle da qualidade da água nos locais onde faz captação de água bruta para as estações de tratamento.

“É um barco. A pessoa coloca os pontos do rio que quer ver e ele já segue todo esse perímetro de forma autônoma e já coloca os parâmetros de pH, O2, turbidez e temperatura”, explicou o estudante, logo depois de vencer a etapa nacional do prêmio, realizada em junho, e carimbar o passaporte para a final mundial.

Manoel recebeu o prêmio na última terça-feira, dia 27, durante solenidade realizada em Estocolmo, com presença da princesa Vitória, herdeira do trono da Suécia e madrinha da premiação. O evento faz parte da Semana Mundial da Água (World Water Week), um dos mais importantes fóruns de discussão sobre água do mundo. Representaram a Cedae o diretor de Saneamento e Grande Operação, Daniel Okumura, e o gerente geral de Controle de Qualidade e Tratamento, Robson Campos.

O SJWP premia três categorias: votação popular, excelência e menção honrosa. O estudante brasileiro venceu na categoria escolha popular, realizada por e-mails enviados de todo o mundo, e recebeu mais de 400 mil votos, umas das votações mais expressivas já registradas pelo prêmio.

Ele foi o terceiro jovem brasileiro a receber o SJWP. Em 2021, Gabriel Fernandes também venceu na categoria voto popular com um projeto de filtro de microplástico. Em 2022, Laura Drebes e Camily Pereira ganharam na categoria excelência, com a criação de um absorvente sustentável de baixo custo destinado a resolver o problema da pobreza menstrual.

Sobre o prêmio

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o Stockholm Junior Water Prize (SJWP) – Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é voltado para estudantes com idades entre 15 e 20 anos, que desenvolvem pesquisas para ajudar a resolver grandes desafios relacionados à água. A competição atrai dezenas de milhares de inscrições de todo mundo. É promovido anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e a final internacional.

 

Foto: Mayara Chiarello, cortesia de Brazilcham Sweden

todas As NOTÍCIAS
 
Search