COMUNICAÇÃO

Notícias

18/07/2024

Parceria Rio-São Paulo: Cedae e Sabesp iniciam intercâmbio de informações

 

 

Um grupo de quatro representantes da Sabesp, empresa de saneamento do estado de São Paulo, está no Rio para um intercâmbio de dois dias com a Cedae. O primeiro encontro aconteceu na quarta-feira (17/7), quando os visitantes trocaram informações com assessores e gerentes da Diretoria Financeira e de Administração (DFI) da Companhia. Nesta quinta-feira (18/7), irão conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu.

O assessor da DFI Paulo Mangueira mostrou a evolução dos resultados financeiros da Cedae - como o lucro líquido, que saltou de R$ 1,08 milhão em 2022 para R$ 421,6 milhões em 2023 - e algumas das ações que contribuíram para isto. Entre elas, gestão mais eficiente, revisão de contratos, redução de custos e aplicações financeiras mais eficazes. Outros temas discutidos incluíram planejamento orçamentário, gestão de contratos, controle de perdas, gestão de cadastro, pesquisa de preços e aquisição de suprimentos, o papel de cada assessoria e gerência da DFI e o modelo de concessão adotado no Estado do Rio.

O superintendente do Centro de Serviços Compartilhados da Sabesp, Max Carneiro, explicou que, além de cooperação,  o objetivo do intercâmbio é conhecer das práticas mais modernas e eficazes para acompanhar as mudanças do mercado de saneamento e da própria Sabesp, que passa por processo de privatização.

- Nossa intenção é estudar o que está acontecendo no mercado. Nós entendemos que o novo marco regulatório mudou a dinâmica do negócio de saneamento, trouxe novos "players" e estabeleceu metas de universalização dos serviços. Isso faz com que a gente precise ser mais eficiente, mais digital, porque o mercado está evoluindo. Por isso é importante esta troca entre empresas de saneamento que vêm de modelo estatal, para repensar o modelo de gestão - destacou.

O diretor Financeiro e de Administração da Cedae, Antonio Carlos dos Santos, disse que o próximo passo deve ser uma visita de equipe da Cedae à Sabesp, para continuar a troca de informações.

- Esta parceria é fruto de uma visita que fiz à Sabesp (em março), estabelecendo este intercâmbio de informações sobre o setor. No futuro, uma equipe de profissionais da Cedae fará uma visita à empresa, também, para dar continuidade à parceria - disse.

todas As NOTÍCIAS
 
Search