COMUNICAÇÃO

Notícias

12/07/2024

Parceria com Copasa comprova precisão do sistema de medição da Cedae

 

Foto: Luis Alvarenga

A Cedae recebeu, entre os dias 9 e 11 de julho, equipe da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) para realizar ensaios bilaterais que validaram a calibração da medição de vazão no Sistema Guandu.

Os profissionais das Unidades de Serviço de Macro-operação de Água e de Hidrometria e Perdas da empresa mineira fizeram o mapeamento pitométrico nas linhas do Marapicu, que transportam água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu até o reservatório. Os trabalhos foram executados em parceria com técnicos do setor de Macromedição da Cedae.

A pitometria consiste na medição do perfil de velocidades do fluxo de água na tubulação, permitindo a determinação precisa da vazão. Esse procedimento é essencial para otimizar o controle do sistema e a eficiência operacional.

Resultados satisfatórios

Os resultados dos testes realizados pela Cedae e pela Copasa apresentaram consistência, confirmando que os dados de vazão obtidos por ambas as companhias estão em concordância.

- Estamos buscando a excelência técnica, e esses ensaios realizados pela instituição e por especialistas independentes comprovam a confiabilidade de nossas medições. Além disso, destacam a competência técnica da nossa equipe junto à Copasa - afirmou Luiz Claudio Drumond, assessor da Diretoria de Saneamento e Grande Operação (DSG).
 

todas As NOTÍCIAS
 
Search