COMUNICAÇÃO

Notícias

26/06/2024

Laboratório da Cedae aumenta mais de 500% o número de parâmetros certificados pelo Inmetro

 

 

O Laboratório de Investigação Biológica e Rastreamento Ambiental (Libra), do Sistema Guandu-Lameirão, é agora o laboratório público com o maior número de atividades certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de todo o Estado do Rio. A unidade recebeu a acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025, que amplia de oito para 47 o número de parâmetros certificados - um salto de mais de 500% -, assegura a precisão das análises e ratifica a qualidade da água produzida pela Cedae.

Com a certificação, o Libra se tornou também o primeiro laboratório público do Estado do Rio acreditado para amostragem em águas de mananciais, água destilada, água deionizada, água de reúso, água para consumo humano, efluente líquido, esgoto doméstico e esgoto industrial, e o primeiro do Brasil, no setor de saneamento, acreditado para análises de geosmina, mib (metilisoborneol) e anatoxina-a.

- A acreditação do Inmetro é resultado do esforço que a Cedae vem fazendo para modernizar cada vez mais seus sistemas, ampliando a capacidade de monitoramento e análise e gerando informações fundamentais para garantir a segurança do abastecimento - comemorou o Chefe de Tratamento e Controle de Qualidade do Sistema Guandu-Lameirão, Robson Campos.

O processo de acreditação teve início em novembro de 2023, e incluiu a avaliação de uma série de requisitos, como estrutura e instalações do laboratório, capacitação dos técnicos, equipamentos, rastreabilidade metrológica (histórico documentado de calibrações) e sistema de gestão, entre outros.

O Libra
Inaugurado em 22 de março de 2023, no Dia Mundial da Água, o Libra contou com investimentos de R$ 3,5 milhões que incluíram equipamentos de medição e análise de última geração, como cromatógrafo líquido, cromatógrafo gasoso e o "super microscópio" Axio Observer 5. A nova unidade permitiu à Cedae realizar, por conta própria, testes que antes precisavam ser contratados de laboratórios externos e reduzir o tempo de análise das amostras. Em 2023, durante seu primeiro ano de operação, foram realizadas 294,3 mil análises no laboratório, 15% acima do total registrado no ano anterior.

todas As NOTÍCIAS
 
Search