COMUNICAÇÃO

Notícias

18/06/2024

ETA Laranjal ganha espaço de acolhimento do programa Cedae Por Elas

A Cedae inaugurou, nesta terça-feira (18/6), o terceiro espaço para apoio e acolhimento do programa Cedae por Elas, iniciativa voltada para a saúde, o bem-estar físico, mental e social das mulheres da Companhia. A unidade fica localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, em São Gonçalo. 

Durante a cerimônia de abertura, o diretor-presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, destacou que o programa foi desenvolvido a partir de um diálogo constante com as mulheres da Companhia, visando promover um ambiente mais inclusivo e seguro.

- O trabalho que estamos concretizando hoje, com mais uma entrega do Cedae Por Elas, vem sendo construído a partir das demandas das colaboradoras, que compartilharam conosco a necessidade de melhores condições no local de trabalho, da implementação de políticas mais igualitárias e, principalmente, da criação de um lugar de acolhimento - compartilhou.

O espaço é composto por duas salas: um lactário adequado aos critérios sanitários para coleta e armazenamento do leite, e um ambiente de atendimentos individuais com psicólogo, nutricionista e assistente social. A estação conta, hoje, com três funcionárias em licença maternidade recebendo apoio do Cedae Por Elas.

A unidade da ETA Laranjal é a terceira do programa – a primeira foi inaugurada em agosto de 2023, na sede da Companhia, seguida pela sala instalada na Gerência de Controle de Qualidade da Água, na Tijuca, em março deste ano.

Embora tenha um quadro de funcionários predominantemente masculino, 50% dos cargos de liderança na ETA são ocupados por mulheres. Esta é a primeira unidade do Cedae Por Elas a realizar debates e encontros com participação dos homens que trabalham na estação, abordando temas como igualdade de gênero e a importância de um espaço de acolhimento às mulheres.

Da água ao leite

Atualmente, o Cedae Por Elas acompanha 32 colaboradoras, entre gestantes e lactantes. Desde a inauguração, em agosto de 2023, já foram ordenhados 28 litros de leite nas salas do programa, e cinco litros doados para o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), centro de referência nacional em saúde materno-infantil.

todas As NOTÍCIAS
 
Search