COMUNICAÇÃO

Notícias

21/04/2021

ESTUDO QUE MONITORA COMPORTAMENTO DO CORONAVÍRUS NO ESGOTO APONTA RECUO NA CONCENTRAÇÃO VIRAL NA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL

Parceria entre a Cedae e outros órgãos do estado para monitorar a concentração de SARS-COV-2 (o novo coronavírus) nos esgotos da Região Metropolitana do Rio deu origem ao estudo “Monitoramento espaço-temporal da concentração de SARS-COV-2 nos esgotos sanitários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro como estratégia de apoio de ações de vigilância epidemiológica da COVID-19”. A divulgação da Semana Epidemiológica 14 (29/03 a 05/04) indica que após elevação da média móvel de 14 dias durante sete semanas, os recentes resultados apontam para um recuo da concentração viral presente nos esgotos.

O estudo de iniciativa da Cedae e com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) contribui para o controle epidemiológico da Covid-19 em diversos pontos da Região Metropolitana baseado na metodologia Epidemiologia Baseada nos Esgotos. A pesquisa se dá na detecção de traços do vírus, e não da presença do vírus ativo – não representa risco aos que trabalham com o esgoto. As análises são publicadas nos sites da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - Seção Rio de Janeiro (ABES-Rio - www.abesrio.org.br/monitoracoronarj) e da Cedae (www.cedae.com.br) para que toda a sociedade possa acompanhar.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria, acessar o link da pesquisa e ver os mapas comparativos das semanas epidemiológicas:

https://storage.googleapis.com/site-cedae/Comunicacao/Not%C3%ADcia/3/index.html

todas As NOTÍCIAS
 
Search