COMUNICAÇÃO

Notícias

17/04/2024

Comitê multidisciplinar da Cedae convida IFRJ para debater caso do Sistema Imunana-Laranjal

O comitê multidisciplinar de especialistas em saneamento e preservação ambiental, criado pela Cedae para discutir temas ligados ao tratamento de água e assessorar a Companhia em decisões técnicas importantes, recebeu, nesta quarta-feira (17/4), o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, e quatro professores da instituição para discutir o episódio do tolueno no Sistema Imunana-Laranjal.

- Vamos fazer o acompanhamento do caso. Agradeço o reconhecimento da Cedae por chamar a gente para contribuir. Convidamos alguns professores que atuam diretamente na área do tratamento e possuem experiências em bacias hidrográficas para fazermos um estudo aprofundado. Parabenizo a Companhia pelas ações adotadas em um curto período – disse Almada, que também é ex-presidente do Conselho Regional de Química – 3ª Região (RJ).

Participaram da reunião os professores do IFRJ Daniel Paes Pires Vieira, Clenilson da Silva Sousa Júnior, José Arimathéa Oliveira e Neusa Pereira Arruda. Pela Cedae, estiveram presentes o diretor de saneamento e grande operação, Daniel Okumura; o executivo ESG, Allan Borges; a gerente do Sistema Imunana-Laranjal, Elisa Silva; entre outros.

Na última semana, o comitê teve como principal palestrante a engenheira civil Angela Di Bernardo, uma das maiores autoridades em tratamento de água do país. Pesquisadora com doutorado e pós-doutorado pela USP, Angela é autora de vários artigos científicos sobre tratamento de água publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais, coautora de dois livros sobre o tema e diretora da Hidrosan Engenharia.

todas As NOTÍCIAS
 
Search