COMUNICAÇÃO

Notícias

11/12/2024

Cedae Por Elas chega à ETA Guandu com novo espaço de acolhimento

 

A Cedae inaugurou, nesta quarta-feira (11/12), o novo espaço do programa Cedae Por Elas, iniciativa voltada à saúde, bem-estar físico, mental e social das mulheres da Companhia. Localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, a unidade reforça o compromisso da Companhia com a promoção da equidade de gênero.

A cerimônia de abertura contou com a presença da superintendente de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Mulher, Aline Inglez, além de diretores e assessores da Cedae.

- A amamentação é uma ação que vem sendo promovida e incentivada em diversas frentes do Governo do Estado, com a criação de salas específicas em órgãos públicos. Isso reforça a importância de políticas que garantam equidade no trabalho e autonomia às mulheres. Nesse contexto, a Cedae está de parabéns pelos avanços - afirmou Aline.

Allan Borges, superintendente de ESG da Companhia, também destacou a relevância do programa.

- Por que ter um espaço dedicado às mulheres em uma empresa onde 85% do quadro é masculino? Justamente para combater o machismo, a misoginia e as desigualdades de gênero e classe. As mulheres também construíram a história do saneamento na Cedae e merecem igualdade de oportunidades. O Cedae Por Elas reforça a inclusão e o protagonismo feminino - pontuou.

O espaço conta com lactário adequado às normas sanitárias para coleta e armazenamento de leite materno, além de ambiente para atendimentos individuais com psicólogo, nutricionista e assistente social. A estação tem, hoje, 200 funcionárias beneficiadas pelas atividades do Cedae Por Elas, entre elas três mães lactantes em período de amamentação.

Na ETA Guandu, o programa está integrado ao Posto de Atendimento Avançado da Cedae Saúde, que oferece consultórios para diversas especialidades médicas, coleta de exames laboratoriais e um ambiente dedicado a ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

A unidade do Guandu é a quarta do Cedae Por Elas – a primeira foi inaugurada em agosto de 2023, na sede da Companhia; a segunda, em março deste ano, na Gerência de Controle de Qualidade da Água, na Tijuca; e a terceira, em junho, na ETA Laranjal, em São Gonçalo. Para 2025, estão previstas salas em Piraí e Itaperuna, ampliando os serviços às colaboradoras no interior.

Apoio às colaboradoras e à amamentação

O programa visa fortalecer a saúde integral da mulher, apoiar a maternidade e fomentar a diversidade no ambiente corporativo. A iniciativa, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho das Mulheres da Cedae, oferece às colaboradoras acolhimento, suporte especializado e espaço de diálogo.

Atualmente, entre gestantes e lactantes, o Cedae Por Elas acompanha 42 colaboradoras. Desde o lançamento, já foram ordenhados mais de 60 litros de leite materno nas salas de amamentação da Companhia, e mais de nove litros doados para o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), centro de referência nacional em saúde materno-infantil. Os lactários da Companhia receberam a certificação “Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta”, por estarem em conformidade com os critérios sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

  •  

  •  

  •  

  •  

todas As NOTÍCIAS
 
Search