COMUNICAÇÃO

Notícias

16/07/2024

Cedae participa de webinar sobre mudanças climáticas

Foto: Luís Alvarenga

Enfrentamento de eventos climáticos, desenvolvimento de cidades resilientes e construção de políticas macroeconômicas associadas ao meio ambiente foram os temas centrais do webinar “Diálogos Estratégicos: debate sobre as mudanças climáticas e o saneamento”. O evento foi realizado nesta terça-feira (16/7), na sede da Cedae, e transmitido pelo canal do YouTube da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).

O painel propôs uma análise sobre como o setor de saneamento pode se adaptar às novas condições climáticas, sobre a necessidade de alinhar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental e sobre as estratégias para criar cidades sustentáveis e acessíveis. 

Participaram do debate Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae; Sergio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe; Rayne Ferreti, oficial do Brasil e Cone Sul da ONU-Habitat; Silvia Matos, pesquisadora e coordenadora do Boletim Macro do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE); e Monique Assis, secretária especial do Tesouro Estadual de Alagoas. A moderação foi feita por Solange Monteiro, editora da Revista Conjuntura Econômica da FGV IBRE.

Durante o encontro, Ballon destacou as ações da Companhia que contribuem diretamente para a proteção dos recursos naturais.

– A natureza está incorporada nas nossas atividades de maneira estruturada. Com iniciativas como o Programa de Restauração Florestal do Corredor Tinguá-Bocaina e a recuperação das bacias hidrográficas buscamos construir frentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas - pontuou o diretor-presidente.

O webinar abordou ainda o papel das políticas econômicas em promover o desenvolvimento urbano sustentável e a importância de direcionar recursos públicos para iniciativas ambientais.

– É fundamental refletirmos sobre a necessidade da preservação ambiental e os efeitos da degradação da natureza. Precisamos avaliar o investimento necessário para restaurar os ecossistemas, garantir a manutenção das florestas e compreender como isso influencia a economia. Conectar o desenvolvimento sustentável com o econômico é essencial – concluiu Ballon.

todas As NOTÍCIAS
 
Search