COMUNICAÇÃO

Notícias

27/10/2023

Cedae no BlueRio: startups avançam para a próxima etapa do programa de inovação

 

 

Foto: Leonardo Ripamonti

 

Três dias de atividades para o desenvolvimento dos projetos. Mais de 20 startups motivadas a fazer a diferença para um futuro mais sustentável, buscando soluções para desafios propostos por diferentes empresas. A fase bootcamp do BlueRio, programa de Inovação Aberta para a Economia Azul, terminou nesta sexta-feira (27/10) com a escolha de quatro startups que vão avançar junto com a Cedae para a estruturação de soluções inovadoras para melhorar os processos operacionais da Companhia.

Após mentorias com o corpo técnico da Cedae - composto por engenheiros e especialistas em tecnologia, inovação e meio ambiente - e a elaboração das propostas, os grupos Aliger, Confirm 8, Orbty e Scubic foram selecionados para a próxima etapa do BlueRio. As startups vão elaborar projetos que envolvem a eficiência hidroenergética (Confirm 8 e Scubic) e o aumento da precisão da dosagem dos produtos químicos usados no tratamento da água (Aliger e Orbty).

A seleção dos projetos foi feita com base em uma série de critérios de avaliação, como viabilidade técnica e econômica.

A fase seguinte ao bootcamp será dia 1º de novembro. Nela, as startups farão a demonstração prática, em ambiente real, das aplicações propostas, validando as soluções. Já o evento final do programa, o Demo Day, acontecerá no dia 15 de dezembro, quando os grupos vão apresentar publicamente os resultados alcançados.

Sobre o BlueRio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), lançou o 1° programa colaborativo de economia do mar na América Latina, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil.

A iniciativa estimula a busca de soluções tecnológicas para o setor marítimo e possibilita a abertura de novas oportunidades de negócios e parcerias para as startups, com temas baseados em cinco áreas de impacto: saneamento, portos e logística, navegação, sustentabilidade e energia.

Entre as empresas que integram o projeto estão Cedae, Oceanpact, Vibra Energia, Porto do Açu, PetroGal (Galp), Porto Sudeste, Águas do Rio e Wilson Sons.

todas As NOTÍCIAS
 
Search