COMUNICAÇÃO

Notícias

13/03/2024

Cedae leva projeto “Educação no Canteiro” às obras da ETA Xerém

Após levar um total de 50 trabalhadores às salas de aula das obras do Sistema Novo Guandu, em Nova Iguaçu, chegou a vez de 18 operários das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém, em Duque de Caxias, participarem do “Educação no Canteiro”. O projeto faz parte das atividades da equipe de trabalho social da Cedae, visa estimular a cidadania e propiciar aprendizado para trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudar.

Desde fevereiro, sempre após o expediente, 17 homens e uma mulher, com idade entre 34 e 60 anos, trocam as máquinas e ferramentas pelo lápis e cadernos no refeitório da unidade, que vira sala de aula. Os alunos aprendem disciplinas como língua portuguesa, matemática, ciências naturais e humanas, além de temas relacionados às atividades laborais, como cálculos e métricas.

 

Foto: Daniel Sant'Anna

Os programas de aulas foram definidos de acordo com levantamento realizado sobre o perfil dos estudantes, que detectou diferentes níveis de analfabetismo entre os trabalhadores. A previsão de término do curso é em dezembro deste ano.

- Com muita alegria iniciamos a terceira turma do nosso projeto “Educação no Canteiro”. Desta vez, em parceria com a empresa executora das obras da ETA Xerém, conseguimos trazer o ensino para uma nova estação que será de muita importância para a Cedae. Aqui temos pedreiros, soldadores, carpinteiros, entre outras profissões, mas o que importa para nós é que sejam verdadeiros cidadãos – afirma Priscila Sia, assistente social da Cedae e coordenadora do Educação no Canteiro.

Sobre a ETA Xerém

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém, em Duque de Caxias, vai reforçar o abastecimento de cerca de 450 mil moradores da localidade e nos bairros de Santa Cruz da Serra, Imbariê e áreas adjacentes. Com vazão de 1,3 mil litros por segundo, a nova estação será a maior do Brasil – e a primeira do Estado do Rio - com ultrafiltração, um sistema moderno e com capacidade de filtragem mais avançada, capaz de remover até partículas microscópicas.

Com previsão de conclusão em 2025, o sistema receberá investimentos de mais de R$ 200 milhões. Além da ETA, as obras incluem a implantação de 7 mil metros de adutora de água bruta e mais de 800 metros de adutora de água tratada.

A estação faz parte do Sistema Acari, composto por cinco represas (São Pedro, Rio d’Ouro, Tinguá, Xerém e Mantiquira) que produzem água para uma parte da Baixada Fluminense.

todas As NOTÍCIAS
 
Search