COMUNICAÇÃO

Notícias

17/05/2021

CEDAE DOA 400 MUDAS PARA REFLORESTAMENTO EM CASIMIRO DE ABREU

A Cedae doou nesta segunda-feira (17/05), por meio do programa Replantando Vida, 400 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para o município de Casimiro de Abreu. As plantas, das espécies aroeira, bacupari, jatobá, jussara, pintagueira e sangue de burro, serão utilizadas pela prefeitura para ações de reflorestamento. As mudas foram produzidas em viveiro localizado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) São Gonçalo, um dos sete mantidos pela Companhia.

Com a doação realizada hoje, passa de 40 mil o total de mudas doadas por meio do programa Replantando Vida somente em 2021. Já foram contemplados projetos de reflorestamento nos municípios de Aperibé, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jardim, Cambuci, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Mendes, Pinheiral, Piraí, Queimados, São José de Ubá e Vassouras. Muitas espécies foram doadas pelo programa, com destaque para mudas de juçara, jabuticabeira, pitangueira, bacupari, bracatinga e jacarandá, entre outras.

Além da ETE São Gonçalo, a Companhia mantém também viveiros na ETE Alegria, Estação de Tratamento de Águas (ETA) Guandu, Reservatório Victor Konder, Caixa Velha da Tijuca, Complexo do Alemão e na Colônia Penal Agrícola de Magé. Os sete viveiros têm a capacidade de produzir, em conjunto, 1,8 milhão de mudas por ano de 250 espécies nativas da Mata Atlântica, das quais 40 estão ameaçadas de extinção. Todos contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto, aberto e liberdade condicional que integram o programa Replantando Vida, fruto de convênio entre a Cedae e a Fundação Santa Cabrini (FSC).  

Em 2020, o programa  distribuiu mais de 117 mil mudas de 121 espécies nativas da Mata Atlântica. Elas foram utilizadas em cerca de 80 projetos de restauração florestal em 34 municípios do Estado do Rio, além de Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

Municípios e instituições interessadas em estabelecer parcerias para atividades de reflorestamento podem entrar em contato com a Companhia pelo e-mail replantandovida@cedae.com.br

todas As NOTÍCIAS
 
Search