Foto: Leonardo Ripamonti
A Cedae recebeu nesta quarta-feira (27/3), em cerimônia no Palácio Laranjeiras, o selo “Empresa Amiga da Mulher” na categoria Ouro – a principal da premiação. Esta é a primeira edição do prêmio, organizado pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços (Sedeics). A iniciativa é um reconhecimento do governo do Estado a empresas que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres.
O governador Cláudio Castro; a primeira-dama e presidente de honra do Rio Solidário, Analine Castro; e os titulares da SEM-RJ, Heloisa Aguiar, e da Sedeics, Vinícius Farah, entregaram os certificados a 32 empresas divididas em três categorias, de acordo com o atendimento a 12 requisitos: ouro (mais de 90% dos requisitos), prata (mais de 70%) e bronze (mais de 50%). O selo tem a validade de dois anos, podendo ser renovado. Cláudio Castro afirmou que a certificação é parte dos esforços do Estado para ampliar e tornar permanentes as ações pela igualdade de gênero.
- A política pública para a mulher não pode ser feita de projetos pontuais, por secretaria. Isso é uma coisa que sempre me incomodou muito. A mulher não pode ser tida como projeto pontual. Tem que ser vista como política pública transversal e efetiva- disse.
A Cedae conquistou o selo por suas ações voltadas para a promoção da igualdade de gênero, de acolhimento e apoio às profissionais da empresa, como o programa "Cedae por Elas", lançado em agosto de 2023,voltado para a saúde física, mental e o bem-estar das colaboradoras. O diretor-presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, e a coordenadora do programa, Veronica de Oliveira, receberam o certificado em nome da Companhia.
- Esta é uma conquista de todo o quadro da Companhia. Estamos trabalhando para construir uma gestão cada vez mais inclusiva, para que todos os empregados se sintam cada vez mais acolhidos e representados no ambiente de trabalho – comemorou Ballon.
Ações internas e externas
Entre outras ações, o Cedae por Elas inaugurou dois espaços - na sede da Companhia, na Cidade Nova, e na Gerência de Controle de Qualidade(GCQ), na Tijuca - com apoio psicológico e lactário, para auxiliar as colaboradoras no regresso ao ambiente de trabalho após a maternidade e incentivar o aleitamento materno.
O programa vai além das unidades da Cedae: a iniciativa inclui também o 'Cedae por Elas no Território", com ações de educação e acolhimento voltadas para mulheres das comunidades nas regiões onde as unidades da Cedae estão inseridas.
Desde o ano passado, a Cedae mantém também uma Comissão Permanente de Diversidade e Gênero, que se reúne periodicamente para debater inclusão; diversidade étnica e racial; e políticas voltadas para mulheres, idosos, membros da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.