COMUNICAÇÃO

Notícias

20/05/2022

1º Desafio Manancial/Cedae tem dez startups inscritas

Trabalhos vão desenvolver soluções em reflorestamento ambiental, insumos químicos, resíduos sólidos e crédito de carbono

Dez startups estão inscritas para o 1º Desafio Manancial/Cedae. O período de inscrições foi encerrado nesta quarta-feira (18/5). Elas poderão propor e desenvolver soluções tecnológicas para os setores de saneamento e meio ambiente. Os trabalhos serão avaliados por comissão julgadora e poderão ser incubados pela Companhia.

O Manancial, centro de inovação socioambiental da Cedae, vai selecionar e acelerar projetos baseados em quatro temas: soluções inovadoras para reflorestamento ambiental; otimização do uso de insumos químicos para reduzir o custo do tratamento de água; alternativas inovadoras para tratar resíduos sólidos; e estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa em todas as unidades da Cedae, a fim de contabilizar créditos de carbono.    

Os trabalhos poderão ser escolhidos por um comitê técnico para receber apoio financeiro de até R$ 100 mil. Os desenvolvedores devem apresentar propostas de soluções, produtos e serviços na forma de projetos de novos processos, aplicações, programas, interfaces programáveis de aplicativos, sistemas de informação, tecnologias emergentes e outras ferramentas relacionadas.

- Estamos muito felizes por termos inscrições confirmadas em cada um dos quatros temas propostos no 1º Desafio. Agora vamos descobrir se os projetos são viáveis e desenvolvê-los junto com as startups. Os trabalhos podem significar mudanças importantes na forma da Cedae trabalhar – diz Aline Rodovalho, gerente de ESG e Inovação da Companhia.

Próximos passos

De acordo com o edital do 1º Desafio Manancial/Cedae, os projetos passarão por uma semana de ideação, de 6 a 10 de junho, que representa um período de mentorias, imersão nos setores da Cedae para entendimento dos desafios e formulação de propostas finais após sessões de design de solução. A partir do dia 6 de setembro, os trabalhos escolhidos estarão aptos à Fase de Aceleração e terão até um ano inteiro para desenvolvimento e validação do Produto Mínimo Viável (MVP).

todas As NOTÍCIAS
 
Search