Se Liga!!! – O programa de esgotamento sanitário da CEDAE na região de Barra, Recreio e Jacarepaguá
Com o objetivo de avançar na proteção dos rios e lagoas da região, a CEDAE, em colaboração com o Ministério Público, vem realizando ações de direcionamento adequado de efluentes sanitários de imóveis situados em logradouros dotados das chamadas “redes ociosas”, além de revitalização de equipamentos que garantem o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Algumas medidas já estão em andamento, e muitas outras serão adotadas, sendo que algumas delas necessitarão da colaboração dos próprios clientes. Quando a CEDAE lhes visitar para orientações, colabore!
Mas, o que são as tais “redes ociosas”?
Alguns logradouros já são dotados de redes de esgotos sanitários (RES), além de galeria de águas pluviais (GAP), no que chamamos de Sistema Separador Absoluto. Nesse Sistema, as águas das chuvas vão para a GAP, e daí para os corpos hídricos naturais. E o esgoto vai para a RES, e daí para as estações de tratamento de esgoto.
Acontece que em determinados logradouros, a RES existente não tinha como destino final a estação de tratamento de esgotos e, por isso, não era utilizada, e o esgoto dos imóveis era lançado na GAP, após tratamento realizado dentro dos próprios imóveis (sistema de fossa-filtro).
Todavia, com o avanço das obras da CEDAE, essas RES já têm o destino final adequado, mas ainda não recebem efluentes dos imóveis. São as chamadas redes ociosas!
A CEDAE vem construindo na testada de cada imóvel, uma caixa de ligação com a RES, bem como já está notificando os moradores para, no momento oportuno, se conectarem, separando as águas pluviais e o esgoto sanitário, e desativando os sistemas de fossa-filtro existentes.
Veja abaixo como ficará a sua ligação de esgotos após as intervenções:
Conteúdo Relacionado
O que fazer?
Após a constatação da inadequação da ligação atual, através de vistoria no imóvel , a CEDAE irá notificar o usuário, que deverá providenciar a conexão devida na caixa de ligação. A CEDAE prestará orientações técnicas, se necessário, e estará à disposição para auxiliar no cumprimento dos prazos estabelecidos. Caso não seja realizada a ligação da unidade à rede no prazo estabelecido, a Cedae informará o Ministério Público, para adoção das medidas que entender cabíveis.
Aguarde a visita da CEDAE, cujo contato se dará com observância de todos os parâmetros de segurança sanitária estabelecidos por conta da pandemia.
Diagnóstico do Sistema atual
-
PDF | 336 KB
-
PDF | 12,2 MB
O que é uma elevatória
São instalações equipadas com conjunto motor-bomba utilizado para bombear água ou esgoto para cotas mais elevadas, superando obstáculos topográficos e aumentando a pressão nas redes de distribuição e coleta, uma vez que o transporte da água e do esgoto nas tubulações é feito por gravidade.
Veja a Performance da elevatória do seu bairro