COMUNICAÇÃO

Notícias

15/04/2024

Cedae cria comitê multidisciplinar para discutir episódio do Imunana-Laranjal

A Cedae criou um comitê multidisciplinar de especialistas em saneamento e preservação ambiental para discutir temas ligados ao tratamento de água e assessorar a Companhia em decisões técnicas importantes. A primeira reunião do grupo aconteceu na quarta-feira (10/4), quando foram avaliadas as ações para conter a  contaminação de tolueno nos rios do manancial de captação de água do Sistema Imunana-Laranjal, e teve como principal palestrante a engenheira civil Angela Di Bernardo, uma das maiores autoridades em tratamento de água do país. Na quinta-feira, alguns membros do comitê multidisciplinar, que conta também com especialistas da Cedae e do Inea, foram visitar o Canal de Imunana e entender o uso do carvão ativado no tratamento da água.

Pesquisadora com doutorado e pós-doutorado pela USP, Angela é autora de vários artigos científicos sobre tratamento de água publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais, coautora de dois livros sobre o tema e diretora da Hidrosan Engenharia. Na reunião do comitê, ela analisou as medidas adotadas pela Cedae, diante da presença do produto químico na bacia dos rios Guapiaçu e Macacu, fontes da água que abastece cerca de 2 milhões de pessoas em parte da Região Metropolitana.

- A tomada de decisão da Cedae foi perfeita. A gente sabe da dificuldade de parar a ETA (Estação de Tratamento de Água), causando desabastecimento de 2 milhões de pessoas. Mas foi uma medida muito correta, sobretudo do ponto de vista da saúde da população. É louvável o conhecimento aprofundado que a equipe da Cedae tem do manancial e a rapidez com que perceberam que havia uma anormalidade na água e adotaram a ação corretiva, que foi fechar a estação de tratamento. Foi uma decisão perfeita – afirmou.

Ela também elogiou a estrutura da Cedae, com laboratórios próprios e modernos que permitiram identificar rapidamente que o agente poluidor da água era o tolueno. Com isso, a empresa começou a preparar a adição de carvão ativado, que é capaz de retirar esse produto residual da água. A equipe também fez a dosagem da quantidade necessária de carvão e o tempo de absorção do poluente antes da captação para que a água já chegue à ETA livre do produto tóxico. A adição do carvão está sendo realizada a cerca de 17 km antes da ETA. O produto filtrante fica uma hora e meia em contato com a água, antes do início do tratamento propriamente dito.

Para Angela, tanto os cálculos da dosagem como a instalação dos equipamentos necessários para aplicar o carvão foram realizados em prazo recorde, sobretudo quando se considera a grande dimensão da ETA Laranjal, que tem capacidade de tratar 7 mil litros de água por segundo.

- E a produção da ETA foi retomada com total segurança. Dentre todas as tecnologias possíveis, o carvão ativado foi o mais adequado. É uma tecnologia totalmente consagrada na literatura e nas nossas experiências para absorção desse tipo de composto. Num tempo recorde, a Cedae conseguiu dosar o carvão e retomar a produção com segurança - afirmou

A pesquisadora explicou ainda que o carvão ativado não faz parte do tratamento convencional, mas não traz nenhum risco para a população. Ela enfatizou que é um produto autorizado para uso em tratamento de água e é benéfico pois consegue absorver compostos orgânicos que não são absorvidos no processo de tratamento convencional.

Na reunião da próxima quarta-feira (17/4), o comitê vai ouvir as análises do professor Rafael Barreto Almada, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), mestre e doutor em química pela Coppe e ex-presidente do Conselho Regional (RJ). Almada tem vasta experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica Ambiental, principalmente nos seguintes temas: química de produtos naturais, química ambiental, controle ambiental, inovação tecnológica, tratamento de efluentes domésticos e industriais e técnicas e avaliação de reúso para os diversos fins.

Fotos: Daniel Sant'Anna

todas As NOTÍCIAS
 
Search