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Acesso à Informação

Estrutura Organizacional

 

A estrutura de Governança Corporativa da CEDAE conta com Assembleias de Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Diretoria Executiva. As responsabilidades e seus limites de atuações estão bem definidos no Estatuto Social da Companhia, sempre observando o que dispõe a legislação vigente. Os Comitês de Auditoria e de Elegibilidade estão ligados ao Conselho de Administração, assim como a Assessoria de Governança que engloba as áreas de Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance, está ligada ao Diretor-Presidente.

 

Organograma Alta Administração

Diretoria

Nossa Diretoria é composta de até 08 (oito) Membros, eleitos e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Conselho de
Administração, para um mandato unificado de 2 (dois) anos, sendo permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções
consecutivas. Atualmente nossa administração é composta por oito diferentes Diretores, a saber:

─ Diretor Presidente – DPR;
─ Diretor de Projetos Estratégicos e Sustentabilidade – DPE;
─ Diretor Financeiro e de Relações com Investidores – DFI;
─ Diretor Técnico e de Projetos – DTP;
─ Diretor de Saneamento e Grande Operação – DSG;
─ Diretor da Região do Interior – DRI;
─ Diretor da Região Metropolitana – DRM; e
─ Diretor Jurídico – DJU.

À Diretoria cabe deliberar a prática dos atos de gestão necessário ao funcionamento regular da companhia.
As atribuições dos Diretores são dadas de acordo com sua função específica,

Membros

Edes Fernandes de Oliveira+

Diretor Presidente - DPR

Formado em Engenharia Civil pela SUAM – Faculdades Integradas Augusto mota, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ e MBA em Gestão Executiva em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Atuou em diversos cargos estratégicos, gerência e de assessoria na CEDAE, relacionado ao complexo de produção de água do Guandu. Foi Diretor de Produção e Grande Operação da CEDAE por quatro ano, entre janeiro de 2015 a janeiro de 2019. Foi Diretor Presidente da SANEMAR – Companhia de Saneamento de Maricá entre maio de 2019 a outubro de 2020.

Compete ao Diretor Presidente: executar e fazer cumprir as determinações da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e da Diretoria; figurar como interlocutor da Companhia; convocar e presidir as reuniões da Diretoria, observado o disposto no Parágrafo 1º do Artigo 23; nomear e demitir empregados; supervisionar os trabalhos dos demais Diretores; e zelar pela publicação do Relatório da Administração e das respectivas Demonstrações Contábeis da Companhia, nos termos da legislação vigente.

Fernando Antonio Portes Serrano   +

Diretor de Projetos Estratégicos e Sustentabilidade - DPE

Gestor em Controladoria e Informação Gerencial pela Universidade Estácio de Sá. Exerceu diversos cargos de chefia na CEDAE, onde atuou por mais de 40 anos, recentemente exerceu o cargo de chefe de gabinete da Companhia de Saneamento de Maricá.

Compete ao Diretor de Projetos Estratégicos e Sustentabilidade: a direção, supervisão, coordenação e planejamento de todas as atividades ligadas às seguintes atuações: Gerência de Licitações, Gerência de Segurança Empresarial, Assessoria de Logística, Assessoria de Controle e Acompanhamento de Contratos, Gerência de Desenvolvimento de Pessoas, Protocolo Geral, Arquivo Administrativo Geral e Área de controle Patrimonial.

Mauricio de Souza Campos   +

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores – DFI

Engenheiro Civil formado pela Universidade Santa Úrsula, com MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência profissional de mais de 40 anos em empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte, nos segmentos de seguros, tecnologia, varejo, saúde e comunicação.

Compete ao Diretor Financeiro e de Relações com Investidores: a direção, supervisão e coordenação das atividades relacionadas às áreas de: assessoramento e execução orçamentária e financeira; controle e contabilidade e Gerência de Gestão Comercial; compete, ainda, a representação da Companhia junto à PRECE e à CEDAE SAÚDE. Compete, também, ao Diretor Financeiro e de Relações com Investidores - DFI, cumulativamente com as suas funções específicas, as atividades de Relações com o Mercado, compreendendo o atendimento das normas emanadas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM; atendimento e prestação de informações a acionistas, analistas e investidores; divulgação de informações ao mercado, fatos relevantes e quaisquer outros dados da Companhia que possam influenciar decisões de negociar valores mobiliários de sua emissão.

Humberto de Mello Filho+

Diretor Técnico e de Projetos - DTP

Engenheiro formado pela SUAM (Faculdades Integradas Augusto Motta), com Especialização em Engenharia Sanitária pela UERJ. Exerceu diversos cargos de chefia na CEDAE com destaque para a função de Diretor de Engenharia.

Compete ao Diretor Técnico e de Projetos: a direção, supervisão e coordenação das atividades de engenharia relacionadas com atividades da Companhia, em particular cadastro técnico; engenharia de custos e orçamento; elaboração e análise de projetos especiais e próprios; fiscalização de obras próprias e especiais; controle de contratos e recuperação patrimonial.

Edes Fernandes de Oliveira+

Diretor de Saneamento e Grande Operação - DSG (respondendo interinamente)

Formado em Engenharia Civil pela SUAM – Faculdades Integradas Augusto mota, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ e MBA em Gestão Executiva em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Atuou em diversos cargos estratégicos, gerência e de assessoria na CEDAE, relacionado ao complexo de produção de água do Guandu. Foi Diretor de Produção e Grande Operação da CEDAE por quatro ano, entre janeiro de 2015 a janeiro de 2019. Foi Diretor Presidente da SANEMAR – Companhia de Saneamento de Maricá entre maio de 2019 a outubro de 2020.

Compete ao Diretor de Saneamento e Grande Operação: a direção, supervisão e coordenação das atividades relacionadas com operação, manutenção, controle, planejamento e projetos de sistemas de coleta, transporte, tratamento e destino final de esgotos na área da Região Metropolitana do Rio de Janeiro relacionadas às seguintes Gerências: Regional Sul; Regional Centro; Regional Norte; Regional Oeste; Regional Baixada Fluminense e Logística. Compete, também, ao Diretor de Saneamento e Grande Operação - DSG, cumulativamente com as suas funções específicas a direção, supervisão e coordenação das seguintes Gerências: Guandu/Lameirão; Operação e Manutenção de Água; Controle de Qualidade de Água; Imunana/Laranjal e Gerência de Gestão Ambiental.

Marco Aurélio Damato Porto   +

 Diretor da Região do Interior - DRI

Formado em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, exerceu as funções de Presidente do INEA e de Secretário de Estado do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, entre outros cargos de destaque.

Compete ao Diretor da Região do Interior: a direção, supervisão, coordenação de planejamento e apoio, distribuição de água, coleta de esgotos e atendimento comercial das atividades relacionadas às seguintes Gerências: Serrana; Litorânea Norte; Médio Paraíba; Noroeste; Leste; Controle de Qualidade e Obras do Interior.

Rafael Cavalcanti Cid+

Diretor Jurídico - DJU

Procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 2004. Entre os anos de 2012 e 2016 exerceu o cargo de assessor chefe da Assessoria Jurídica da Sec. de Estado de Transporte, posteriormente, entre 2016 e 2018, exerceu o cargo de assistente da Coordenadoria Geral das Procuradorias Regionais.

Compete ao Diretor Jurídico: a direção, supervisão e coordenação das atividades relacionadas à Assessoria Jurídica.

Armando Costa Vieira Júnior+

Diretor da Região Metropolitana - DRM

Formado em Engenharia Civil pela UFRJ, possui MBA Executivo em Administração de Empresas pela OPPEAD/UFRJ e MBA em Marketing pela COPPEAD/UFRJ. Funcionário da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE desde 1978, ocupou diversos cargos de chefia e de gestão na referida Companhia. Atualmente, é Diretor de Distribuição e Comercialização Metropolitana.

Compete ao Diretor da Região Metropolitana: a direção, supervisão, coordenação de planejamento e apoio, distribuição de água e atendimento comercial das atividades relacionadas às seguintes Gerências: Regional Sul; Regional Centro; Regional Norte; Regional Oeste; Regional Baixada Fluminense e Logística.

 

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto de membros com mandatos de 2 (dois) anos eleitos em Assembleia Geral de Acionistas e por ela destituíveis a qualquer tempo.
Aos acionistas minoritários, com direito a voto, presentes à Assembleia Geral, é assegurado o direito de eleger um membro do Conselho se maior número não lhes couber pelo processo de voto múltiplo, na forma da legislação em vigor.
As reuniões do Conselho de Administração ocorrem mensalmente em caráter ordinário e extraordinariamente sempre que necessário.
Dentre as diversas atribuições do Conselho de Administração destacam-se:

─ eleger dos membros da diretoria;
─ fiscalizar a gestão dos diretores;
─ aprovar o regimento interno;
─ manifestar-se sobre o Relatório da Administração e as contas da Diretoria;
─ deliberar sobre proposta de alteração da política tarifária e, em particular, dos valores das tarifas de água e esgoto, dentro dos limites estabelecidos em lei; e
─ fixar a orientação geral dos negócios da Companhia, aprovar a programação anual de suas atividades e as propostas de orçamentos-programas anuais e plurianuais acompanhando seu desempenho.

Membros

Sérgio Cabral de Sá+

Presidente e Membro Independente

Formado em Engenharia Civil pela PUC Rio, com especialização em Saneamento, Obras Hidráulicas e Obras de Mar, Gerência de Negócios e Economia. Possui vasta experiência no setor público, como Diretor da Comissão Especial para Construção da Belém Brasília - RODOBRÁS tendo executado toda e implantação da rodovia, Diretor da Divisão de Obras da Caixa Econômica Federal de Brasília com execução de mais de 10 prédios na capital, Conselheiro do Departamento Nacional de Obras de Saneamento, Membro da Comissão Interministerial para Saneamento Básico no Brasil pelo Ministério do Interior, Diretor do PLANASA (Plano Nacional de Saneamento) que instalou no Brasil o sistema de financiamento para obras de Água e Esgoto e criou todas as empresas Estaduais hoje existentes, sendo que o órgão era integrado ao sistema do BNH e utilizava os recursos do FGTS. Além disso, atuou como Engenheiro por concurso do Estado do Rio de Janeiro onde exerceu diversas funções: (i) CEDAE, em ocasiões diferentes, foi Diretor da Divisão Financeira, VICE- PRESIDENTE e PRESIDENTE da companhia onde realizou extraordinário trabalho de integração dos funcionários com a população usuária, com resultados extremamente benéficos para a melhoria da arrecadação da empresa; (ii) SERLA, foi VICE-PRESIDENTE (Fundação de Rios e Lagoas); e (iii) Secretário de Estado Extraordinário do Grupo Executivo de Reconstrução e Obras Especiais - GEROE que realizou com sucesso o combate às enchentes no Estado do Rio e administrou os financiamentos concedidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento BID para tal fim.

Joseph J. M. Reiner   +

Vice Presidente

Formado em Agronomia pela Universidade da Flórida – Gainesville, possui MBA em finanças pela FGV. Ocupou o cargo de Gerente de Coordenação Agroindustrial na Fischer S.A, Trader pleno na Cargill, Gerente de Commodities na Cia. Iguaçú Cáfé Solúvel, Gerente Executivo da Nestlé Brasil, Diretor da Divisão Café da Coimex Trading, Commercial (Procurement) Director na Mars Brasil, Global Head – Divisão de Café na COFCO International e Assessor no Gabinete do ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Edes Fernandes de Oliveira+

Membro

Formado em Engenharia Civil pela SUAM – Faculdades Integradas Augusto mota, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ e MBA em Gestão Executiva em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Atuou em diversos cargos estratégicos, gerência e de assessoria na CEDAE, relacionado ao complexo de produção de água do Guandu. Foi Diretor de Produção e Grande Operação da CEDAE por quatro ano, entre janeiro de 2015 a janeiro de 2019. Foi Diretor Presidente da SANEMAR – Companhia de Saneamento de Maricá entre maio de 2019 a outubro de 2020.

 

Marcos Sampaio Fialho+

Membro

Luiz Rodolfo da Assunção Ryff+

Membro

Rafael Rolim de Minto+

Membro

Procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 2004. Atualmente, exerce o cargo de Subprocurador-Geral.

Ricardo Lesssa Carrazedo+

Membro Independente

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Úrsula e com MBA em Administração e Gestão de Negócios pela FGV. Atuou como Engenheiro na Worthington Compressores, Coordenador de fábrica na Siemens, Coordenador de Obras na IMI Engenharia e na Guimar Engenharia, Gerente Administrativo/Institucional da Rio Polímeros (Braskem), Gerente Geral institucional da MPX Engenharia, Gerente Institucional da Bolognesi Engenharia e atualmente como Sócio da RL Consultoria Técnica.

Oswaldo Serrano de Oliveira+

Membro

Jose Arley Lima Costa+

Membro

Formado em Administração de Empresas, com cursos na área de mercado de capitais e finanças no IAG/PUC e IBMEC, possui vasta experiência profissional no mercado financeiro, atuando como Diretor em empresas como Bamerindus Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S.A, COLA DTVM Ltda., ARCO DTVM Ltda., Grupo Máxima. Atualmente, é Diretor Presidente, cotista e acionista das seguintes empresas: ARCOLY Participações S.A., DUBAI Empreendimentos Hoteleiros LTDA. e PARAHY Mineradora LTDA.

Paulo Cezar Saldanha da Gama Ripper Nogueira+

Membro (Representante dos Acionistas Minoritários)

Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, possuindo diversos cursos de aperfeiçoamento em Administração, Organização e Métodos, Avaliação de Cargos Gerenciais, entre outros. Trabalhou como auxiliar técnico de engenharia da SURSAN de 1962 a 1965, e como engenheiro da mesma empresa no ano de 1965. Em dezembro de 1965 foi admitido como engenheiro concursado do Estado do Rio de Janeiro à disposição da CEDAG e de sua sucessora CEDAE até junho de 1989. Entre 1989 e 1998 exerceu o cargo de engenheiro da CEDAE. Desde 1989, Sr. Paulo Nogueira exerceu cargos em comissão na CEDAE, Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Senado Federal e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Jorge Luiz Ferreira Briard+

Membro (Representante dos Empregados da CEDAE)

Bacharel em Engenharia Civil pela SUAM – Faculdades Integradas Augusto Mota. Possui pós graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em Gestão Executiva em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE – UFRJ). Ocupou diversos cargos na área operacional da Companhia, sendo o último como Diretor de Produção e Grande Operação (2003 até 2014). Ademais, atuou como Diretor Presidente da Companhia de 2015 até a primeira semana de janeiro de 2019.

 

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Companhia tem funcionamento permanente sendo composto por 4 (quatro) membros efetivos e igual número de suplentes eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, com mandato não superior a 2 (dois) anos, sendo permitidas duas reconduções consecutivas dos membros.
As reuniões do Conselho Fiscal ocorrem mensalmente em caráter ordinário, e, extraordinariamente, sempre que convocado por qualquer de seus membros ou pelo Presidente do Conselho de Administração.
Dentre as diversas atribuições do Conselho, destacam-se :

─ manifestar-se, mensalmente, sobre o relatório da Auditoria Interna, recomendando à Diretoria a adoção de medidas corretivas que julgar necessárias, devendo proceder do mesmo modo com relação aos relatórios e pareceres dos auditores independentes; e
─ apresentar parecer conclusivo sobre as contas da Companhia, ao término de seu mandato.

Membros

Leonardo Lobo Pires+

Presidente

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui pós-graduação em Direito da Regulação pelo IDP e mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Atuou como Analista de Finanças e Controle da Secretária do Tesouro Nacional entre 2009 e 2018, atualmente é Subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.

Sinval de Oliveira Filho   +

Membro (Representante dos Acionistas Minoritários)

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Nacional de Engenharia e pós-graduado em Engenharia da Segurança do Trabalho pelo CEFET. Professor universitário, atuou em diversos cargos importantes na Companhia Estadual de Águas e Esgotos de 1963 a 1998.

Almir Machado Vieira+

Membro

Graduado em Tecnologia em Petróleo e Gás pela UNIGRANRIO, atua como Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 2012 e atualmente exerce o cargo de Auditor Fiscal Subchefe em Cabo Frio.

Geraldo Pereira dos Santos+

Membro

 

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é órgão de caráter consultivo e permanente, composto de 3 (três) profissionais com conhecimentos de finanças e contabilidade, principalmente nas normas de contabilidade utilizadas nos Estados Unidos da América – United States Generally Accepted Accounting Principles (US-GAAP) – e com experiência em análise, preparação e avaliação de demonstrações financeiras, conhecimento de controles internos, de auditoria, de políticas de divulgação de informações ao mercado e de IFRS, tendo como objetivos revisar e supervisionar os processos de apresentação de relatórios contábeis e financeiros; os processos de controles internos; e as atividades dos auditores internos e independentes. As reuniões do Comitê de Auditoria ocorrem mensalmente em caráter ordinário, e, extraordinariamente, sempre que convocado por quaisquer de seus membros ou pelo Conselho de Administração.
Dentre as diversas atribuições do Comitê, destacam-se:

─ analisar e revisar, previamente à divulgação ao Mercado, as demonstrações contábeis, inclusive notas explicativas, relatórios da administração e parecer do auditor independente;
─ avaliar permanentemente as práticas contábeis, os processos e controles internos adotados pela Companhia, buscando identificar assuntos críticos, riscos financeiros e potenciais contingências, propondo os aprimoramentos que julgar necessários; e
─ assegurar que as atividades da alta administração determinem um tom transparente, não ambíguo e consistente quanto ao compliance.

Membros

  • Antonio Miguel Fernandes

    Presidente
  • Berith José Citro Lourenço Marques Santana

    Membro
  • Luiz Antônio da Silva Lima

    Membro

Legislação de criação

Localizador de Agências

 

 

 
 
 
 
 
 
 
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