A Empresa

A CEDAE

A Cedae é uma empresa pública que produz água limpa, com foco em segurança hídrica, inovação e sustentabilidade. Durante 46 anos, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro foi responsável pelos serviços de saneamento no Estado, e hoje passa por uma fase histórica de reestruturação de suas atividades. Com os leilões de concessão realizados em 2021 , a Cedae transfere para as concessionárias os serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto em 48 cidades do Estado, passando a concentrar sua atuação na operação dos grandes sistemas produtores da Região Metropolitana (Guandu, Imunana-Laranjal, Ribeirão das Lajes e Acari), captando e tratando a água que as concessionárias distribuem à população.

Foto: Acervo Cedae

O novo plano de negócios da Companhia, que prevê geração de receitas complementares, é 100% alinhado aos princípios ESG, sigla em inglês que remete às boas práticas em governança, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. O atual modelo de gestão abrange diversas iniciativas já implementadas e outras em andamento, como o Centro de Inovação Socioambiental, o projeto de eficiência energética, a modernização das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e a prestação de serviços para concessionárias e empresas, entre outras.

A Cedae também segue focada na ampliação do abastecimento da Região Metropolitana com o conjunto de obras da Baixada Fluminense e a construção de uma nova estação de tratamento, o Novo Guandu, com capacidade de produção de 12 mil litros por segundo, e um reservatório com capacidade para armazenar 53 milhões de litros.

 

 
Search