Os municípios de Macaé, Quissamã, São João da Barra, Cardoso Moreira e Italva, no Norte e no Noroeste Fluminense, estão recebendo uma série de ações para garantir a segurança hídrica, a qualidade da água e o reforço do abastecimento para a população. As obras também vão assegurar a oferta de água no verão, período em que há maior consumo e aumento populacional em consequência do turismo local.
Em Macaé, a Companhia executa obras de assentamento de rede de água no bairro Jardim Guanabara. Ao todo, serão instalados 1.200 metros de tubulação para atender cerca de 150 pessoas. A intervenção, que deve ser concluída até o início de fevereiro, também inclui a interligação dos imóveis à rede e a instalação dos hidrômetros.
Já no município de Quissamã, a Cedae instalou um Distrito de Medição e Controle (DMC) para dimensionar e corrigir as perdas de água na extensão da rede de abastecimento. O projeto foi iniciado na localidade de Piteiras, onde existem 5 mil ligações domiciliares, e o balanço hídrico apontou uma redução de 20% nas perdas físicas, como vazamentos e/ou ligações clandestinas.
A redução reflete diretamente na economia financeira, uma vez que a água 'perdida' já passou por todo processo de tratamento, envolvendo custos significativos com produtos químicos e energia elétrica.
Qualidade da água em foco
Localizado em Campos dos Goytacazes, sede administrativa da gerência regional, o novo polo de controle de qualidade da água atende 13 sistemas de abastecimento em São João da Barra, Cardoso Moreira e Italva.
O laboratório realiza um total de 865 análises, entre as físico-químicas, que avaliam parâmetros como cor, turbidez e pH, e as bacteriológicas, que detectam a eventual presença de micro-organismos na água bruta. A unidade é equipada com 20 aparelhos que permitem a análise precisa das amostras coletadas em todas as etapas da produção, desde a captação até o tratamento.