Manancial

O Espaço

São mais de mil metros quadrados de equipamentos inovadores espalhados por ambientes modernos e disruptivos.
Assim é o Manancial, que ocupa a maior parte do quarto andar do edifício-sede da CEDAE, na Praça Onze.

 

O laboratório de inovação da CEDAE foi pensado para ser um ambiente inovador, propositivo e integrado. Tem estúdio para podcast, espaço maker com impressora 3D para a criação de produtos, aquários e cabines para reuniões, arena para apresentações e área de coworking. As instalações receberam nomes de mulheres fluminenses de destaque nas áreas de Cultura, Saúde e Esporte.

O projeto de arquitetura usa como inspiração peças-chave no universo do saneamento, como tubulações e hidrômetros, para integrar a decoração e estimular a reflexão sobre o potencial da reciclagem na preservação do meio ambiente.

Paredes grafitadas com os contornos de paisagens que marcam a história da Cedae, como a Bacia do Guandu e a Baía de Guanabara, possibilitam uma experiência visual imersiva. A mão de obra envolvida no processo de construção foi formada por artistas e empreendedores de comunidades da Baixada Fluminense, da Zona Oeste e do Centro do Rio - regiões onde a Companhia mantém suas principais unidades.

Contornando o salão principal, a instalação ‘Abraço Verde’ é composta por mais de 150 mudas de 24 espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas nos viveiros florestais do Replantando Vida. Entre as árvores estão pau-brasil, ipês, jatobá, aroeira-pimenteira, jabuticabeira, pitangueira, quaresmeira e jequitibá.

Focado na sustentabilidade, o espaço conta com tapetes produzidos com material reciclado, além de mobiliário personalizado feito a partir do reaproveitamento de madeira, estruturas e móveis antigos da Companhia. As almofadas e os estofados foram confeccionados na Oficina de Costura Zuzu Angel, na ETA Guandu, que faz parte do Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae.

 
Search