COMUNICAÇÃO

Notícias

09/05/2022

SOFTWARE DA CEDAE CONCORRE A PRÊMIO DE TECNOLOGIA

Sistema é focado no controle das perdas de água

Foto: Leonardo Ripamonti

Tecnologia contra o desperdício de água. A Cedae concorre ao prêmio “Case de Sucesso” no evento CIO Brasil Gov 2022, que dá visibilidade às soluções de eficiência tecnológica implantadas em empresas. A Companhia se destaca pela aplicação do SUPERA (Sistema Único de Controle de Perdas Reais e Aparentes), um software personalizado capaz de analisar diferentes dados que possibilitam identificar perdas na produção e distribuição de água. A Cedae disputa com projetos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O evento acontece entre os dias 11 e 15 de maio, em Florianópolis.

Com investimento de R$ 18 milhões, o SUPERA foi implementado, em 2016, com a integração do software aos sistemas da Cedae. Ele utiliza recursos de IoT (Internet das Coisas) e aplicação de algoritmos para detectar irregularidades de consumo, quedas de faturamento, ocorrências de vazamentos na rede de distribuição, entre outras funcionalidades. As informações são apresentadas em um painel interativo georreferenciado, que permite a análise remota e em tempo real das ferramentas oferecidas, além de armazenar dados para a construção de relatórios de acompanhamento.

Um dos destaques do uso do SUPERA é o aprimoramento da gestão do parque de hidrômetros, equipamentos utilizados para medir o consumo de água de um imóvel.

- A partir dessa tecnologia, conseguimos avaliar os padrões de consumo dos imóveis e identificar alterações que possam representar algum tipo de irregularidade. Isso nos permite agir de forma efetiva com a substituição preditiva dos hidrômetros, evitando a perda de água. Desde a implantação do SUPERA, em 2016, a Cedae substituiu uma média de 200 mil hidrômetros por ano. A redução de perda de faturamento chega a R$ 300 milhões - conta Luiz Cláudio Drumond, Gerente de Micromedição da Cedae.

Mais economia e eficiência

O SUPERA ainda apresenta dados referentes à pressão da rede, ao consumo de energia dos sistemas da Cedae e à medição do volume de água produzido e distribuído. Essas informações garantem mais agilidade na tomada de decisões em caso de alterações dos parâmetros, gerando impacto direto na economia de insumos, de energia elétrica e de volume de água captado dos mananciais para tratamento.

- Nesta nova fase da Cedae, focada na produção de água, o desafio é melhorar cada vez mais a eficiência dos processos da Companhia, em alinhamento aos princípios ESG (ambiental, social e governança). O SUPERA é peça fundamental para essa conquista. O sistema utiliza tecnologias atuais associadas ao poder de integração de dados estratégicos para responder às principais questões operacionais e de negócios. Representa uma oportunidade de novo negócio patenteado pela Cedae, que pode ser oferecido a outras empresas para otimizar seus modelos de operação - conclui Júlio Urdangarin, Diretor Administrativo da Cedae e representante da Companhia no prêmio CIO Brasil Gov 2022.

todas As NOTÍCIAS
 
Search