COMUNICAÇÃO

Notícias

25/04/2022

PROJETO DA CEDAE CONQUISTA SEGUNDO LUGAR EM PRÊMIO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE

Iniciativa que utiliza resíduos do tratamento de esgoto para produzir mudas da Mata Atlântica concorreu com mais de 2.500 trabalhos para chegar à final

 

Alan Abreu, engenheiro florestal da Cedae; Leonardo Soares, diretor-presidente da Cedae; e Alcione Duarte, coordenador do Replantando Vida (Foto: Denise Ribeiro)

Após quase seis meses de seleção e disputa com mais de 2.500 projetos de 22 países, a Cedae conquistou, na noite deste domingo (24/4), o segundo lugar da categoria "Resíduos/Reciclagem" do Premios Verdes, maior premiação de sustentabilidade das Américas. Com o projeto “Reciclagem Florestal do Lodo de Esgoto”, desenvolvido pelo programa socioambiental Replantando Vida, a Companhia foi a única instituição brasileira selecionada para a final, que aconteceu em Miami, nos Estados Unidos. A iniciativa transforma o resíduo gerado no tratamento de esgotos em substrato para a produção de mudas nativas da Mata Atlântica, usadas em plantios de restauração florestal em todo Estado do Rio de Janeiro. 

O projeto colombiano “Botellas de Amor”, que coleta e transforma restos de plásticos em mobiliário urbano para obras sociais, venceu a categoria por décimos de diferença para o da Cedae. O Premios Verdes acontece há nove anos e tem parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Nesta edição, entre os mais de 2.500 inscritos foram escolhidos os 54 melhores trabalhos para disputar a final, dividida entre oito categorias e 19 subcategorias – todas inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

- Nossa iniciativa se destaca pelo comprometimento com diversas práticas alinhadas à agenda ESG (ambiental, social e governança). Além da questão ambiental, o projeto envolve fatores sociais, dando oportunidade de trabalho para os apenados que integram o programa, e fatores econômicos, com a redução de custos com a disposição do lodo em aterros sanitários e a compra de fertilizantes comerciais. A Cedae trabalha para deixar um legado de sustentabilidade ao Rio de Janeiro e conta com o Replantando Vida para alcançar marcas importantes nas pautas socioambientais - destacou o diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares.

 

Uso de substrato no viveiro da ETA Guandu (Foto: Leonardo Ripamonti)

Desde 2018, a Cedae desenvolve pesquisas para aproveitamento dos nutrientes e da matéria orgânica do lodo de esgoto em atividades do setor florestal em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Embrapa Agrobiologia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O sucesso do projeto da Cedae fez com que outras instituições também se interessassem pela metodologia e, atualmente, os hortos florestais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da UFRRJ também utilizam o lodo de esgoto como substrato na sua produção. 

- Estamos muito felizes por esse reconhecimento internacional. O Replantando Vida já tinha sido selecionado para o Top 500 do Premios Verdes, em 2020, mas chegar à final e conquistar o segundo lugar é uma honra. Só reforça que estamos no caminho certo. Vamos continuar focados em projetos que apresentem resultados expressivos para as questões sociais e ambientais - afirmou o coordenador do programa Replantando Vida, Alcione Duarte.

todas As NOTÍCIAS
 
Search