COMUNICAÇÃO

Notícias

15/05/2022

MANANCIAL E STOCK CAR ACELERAM PARCERIA PARA TORNAR CORRIDAS AINDA MAIS SUSTENTÁVEIS

Etapa de Mogi Guaçu-SP marca lançamento do 2º Desafio Manancial/CEDAE para soluções inovadoras no automobilismo nacional

O Manancial, Centro de Inovação Socioambiental da CEDAE, e a Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo na América Latina, se juntam em busca de soluções sustentáveis e inovadoras para o automobilismo. Parceiros desde a etapa carioca, em abril, Manancial e Stock Car lançaram, neste domingo (15/05), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu-SP, um desafio para incubar e acelerar startups com projetos ambientais que ajudem a tornar o esporte cada vez mais verde.

 

No pódio estão, da esquerda para a direita: Fernando Julianelli, CEO da Vicar; Letícia Datena, repórter da Stock Car; Leonardo Soares, diretor-presidente da CEDAE; Ricardo Lessa, membro do Conselho de Administração da CEDAE; e Marcia Dias, produtora da Stock Car - Foto: Leonardo Ripamonti

 

Neste momento em que a CEDAE passa por uma transformação após os leilões de concessão de serviços, o foco está cada vez mais voltado às diretrizes ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). Após cooperação no GP Galeão, realizado no dia 10 de abril, a CEDAE identificou a possibilidade de unir os objetivos, tanto do Manancial quanto da Stock Car, e aprofundar a união para melhores resultados.

- Esse Desafio é motivo de orgulho. Vamos publicar o edital na próxima segunda (16/05). Vamos lá "startupeiros" e empreendedores! É uma oportunidade de encontrar soluções inovadoras para tornar a categoria, que já é limpa e carbono neutro, ainda mais verde. Na verdade, é uma oportunidade de buscar solução para problemas do mundo todo. Um exemplo de desafio real é descobrir como transformar o lodo do nosso tratamento de água em guard-rail, asfalto, arquibancada. Produzimos 300 toneladas de lodo por dia. Imagina como podemos melhorar o ambiente com isso – destaca o diretor-presidente da CEDAE, Leonardo Soares.

O lançamento do 2° Desafio Manancial/CEDAE foi no local mais nobre do automobilismo, o pódio. CEO da Vicar, promotora da Stock Car Pro Series, Fernando Julianelli se diz orgulhoso com a parceria e otimista com o resultado do desafio para as startups.

- Mais do que uma parceria, é uma questão de propósito com o esporte, com a indústria, para ser cada vez mais verde. Esse Desafio é mesmo motivo de orgulho. São raras as oportunidades de contar com um patrocinador disposto a investir na pesquisa de soluções para o esporte. Essa iniciativa da CEDAE chega em um momento em que as diretrizes ESG balizam boa parte das ações de empresas que baseiam na responsabilidade e cidadania as suas ações.  Estamos ansiosos para ver a devolutiva de soluções mais verdes e sustentáveis para o automobilismo e para todo o mundo – diz Julianelli.

O Desafio

O edital de convocação do 2º Desafio Manancial/CEDAE será publicado nesta segunda-feira (16/05) e aceitará inscrições de pessoas físicas e startups nacionais e estrangeiras (desde que tenham CNPJ no Brasil) até o dia 14 de junho pelo site https://www.cedae.com.br/desafio2. Na seção, é possível acessar o edital completo. Até 15 trabalhos serão selecionados por um comitê técnico e receberão apoio financeiro de até R$ 100 mil para executar as soluções inovadoras em forma de produtos e serviços, novos processos, aplicações, programas, interfaces programáveis de aplicativos, sistemas de informação, tecnologias emergentes e outras ferramentas relacionadas. O público-alvo são estudantes, profissionais e empreendedores.

– O 2º Desafio Manancial/CEDAE tem relação direta com o automobilismo. Desta vez, estamos em busca de soluções sustentáveis e inovadoras para o esporte. O tema e as ideias são livres. As startups terão que encontrar caminhos, processos e soluções inovadoras – revela Soares.

Agenda 2030

A parceria entre a CEDAE e a Stock Car vai diretamente ao encontro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação global que criou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

– A imersão que fizemos durante o GP Galeão possibilitou a definição deste novo desafio. O Manancial vai incubar as melhores propostas apresentadas. Queremos fazer da CEDAE uma empresa sustentável e contribuir de todas as formas para que isso tenha reflexo nas áreas em que atuamos. A Stock Car é uma ótima oportunidade para dar visibilidade ao nosso novo laboratório e atrair startups que possuam expertise no assunto – explica Soares, destacando, ainda, que a parceria e a incubação de startups fazem parte do planejamento da CEDAE em busca de novos negócios e receitas.

todas As NOTÍCIAS
 
Search