COMUNICAÇÃO

Notícias

15/08/2022

CEDAE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO DE APENADOS PARA TRABALHOS AMBIENTAIS

 

Foto: Leonardo Ripamonti

As áreas da bacia hidrográfica do Guandu, como as margens do Rio Guandu e a Serra de Inhoaíba, foram palco do primeiro Curso de Capacitação em Restauração Florestal de 2022, promovido pelo Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae, entre os dias 8 de 12 de agosto. A turma, composta por 30 apenados, teve a oportunidade de aprender os conceitos teóricos do trabalho que já fazem na prática.

Como é o caso de J.S., que faz parte da equipe de reflorestamento do Morro Luis Barata, em Campo Grande. Para ele, o curso proporcionou uma percepção mais ampla das funções que executa diariamente.

- Trabalho há anos na prática, mas me faltava o conhecimento geral do reflorestamento. Eu sei como fazer, mas não sabia ao certo o porquê fazer. Por exemplo, ‘por que eu devo aplicar certas técnicas de plantio?’. Eu não tinha essa noção e, agora, com o curso, estou adquirindo esse conhecimento. Estou entendendo os diferentes tipos de solo, de espécies de árvores, de práticas de plantio. Consigo ver o valor do meu trabalho para a recuperação florestal do estado – afirma.

Ministradas por especialistas da área ambiental, as aulas dão início a um ciclo de módulos que serão aplicados ainda este ano, cada um focado em uma etapa da cadeia produtiva.

- Por meio do curso, queremos que a nossa equipe, que já trabalha em ações de plantio, entenda o contexto geral do reflorestamento – quais são as perspectivas para o estado, qual a relação com a segurança hídrica, e como melhorar os serviços ecossistêmicos. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento desse time para que, futuramente, eles se lancem no mercado ambiental, que é muito relevante – conta Elton Abel, engenheiro florestal da Cedae.

Para C.F., que atua no reflorestamento da Bacia do Guandu, as aulas representam não só uma oportunidade de crescimento pessoal, mas também de multiplicação do aprendizado.

- Tudo o que estamos vendo aqui vai nos ajudar a aperfeiçoar o que fazemos diariamente. Estamos tendo contato com pessoas experientes da área, o que é excelente. Também é importante porque vamos poder ensinar o que estamos aprendendo para outros colegas, multiplicando cada vez mais o conhecimento – conclui.

Compromisso com a ressocialização e o meio ambiente

Os apenados que integram o Replantando Vida são contratados por meio da parceria da Cedae com a Fundação Santa Cabrini (FSC), responsável por gerenciar o trabalho prisional no Rio de Janeiro. Eles recebem salário mínimo nacional e o benefício de redução de um dia de pena a cada três trabalhados.

O programa produz mudas usadas na recuperação de matas ciliares e na preservação da Mata Atlântica. Somente em 2022, o Replantando Vida já viabilizou a doação de mais de 150 mil mudas para mais de 40 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Desde sua criação, em 2001, mais de 6.000 pessoas já passaram pelo programa, que é o maior empregador de mão de obra apenada do país. Atualmente, há cerca de 600 apenados trabalhando na Cedae.

todas As NOTÍCIAS
 
Search