COMUNICAÇÃO

Notícias

08/12/2021

CEDAE FAZ PARCERIA COM JOVEM VENCEDOR DE PRÊMIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS

Estudante que criou filtro de microplástico para estações de tratamento de água visitou a ETA Guandu a convite da Companhia. Ele será o primeiro apoiado pelo Centro de Inovação Socioambiental da Cedae

 

Primeiro brasileiro vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, na categoria de votação popular, o estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira terá o apoio da Cedae para implementar filtros inovadores que retiram microplásticos da água no processo de tratamento. Microplásticos são partículas minúsculas, pouco densas e as mais difíceis de serem retiradas da água. O projeto será desenvolvido no Manancial - Centro de Inovação Socioambiental da companhia.    

O presidente da Cedae, Leonardo Soares, apresentou a Gabriel a iniciativa da empresa de criação do laboratório em parceria com universidades e instituições de pesquisa. A estrutura da companhia está à disposição do jovem cientista para adequar e efetivamente instalar o filtro em uma Estação de Tratamento de Água de grande porte como a ETA Guandu.

- Estamos interessados em apoiar Gabriel neste projeto que é muito legal e combina com a agenda ESG (social, ambiental e governança) que estamos implementando. Estamos focados em segurança e qualidade hídrica. 

Acompanhado do pai, Cloves Ferreira, Gabriel visitou a ETA Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para visita técnica na maior estação do mundo em produção contínua de água. Atualmente morando na cidade de Itajaí (SC), o estudante é natural de Niterói (RJ). Segundo ele, participar de projeto em seu estado natal é motivo de orgulho.

- Eu cresci com a água da Cedae e estou muito feliz em colaborar. Para mim é muito significativo instalar o filtro no estado em que nasci. Estou propondo uma solução que vai mandar água melhor para toda a população. Por isso quis tratar o microplástico em uma estação de tratamento. Eu me sinto fazendo um pouquinho para tornar o mundo melhor. Depois de ver toda essa estrutura, minha cabeça está com várias ideias.

Gabriel elogiou o trabalho da Companhia, com foco na agenda ESG e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, especialmente no 6º:

- É importante uma empresa tão grande como a Cedae e que distribui água para a população estar preocupada com a agenda ESG e trazer soluções inovadoras como a minha. É muito difícil fazer ciência. Fiquei muitos meses pensando no filtro, mas somos capazes de melhorar o meio ambiente juntos.

A equipe que está à frente da ETA Guandu dará suporte para que Gabriel dimensione o equipamento da unidade. Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação,  explicou que a Cedae poderá produzir o filtro no Rio de Janeiro, sob a supervisão do estudante e de seu pai, que tem acompanhado o jovem em todos os projetos.

- Gabriel será o nosso primeiro apoio no projeto de inovação. Ele terá todo o suporte técnico e operacional para ampliar a pesquisa que já começou bem-sucedida.

 

Sobre o projeto premiado

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde, os microplásticos são definidos como pequenos pedaços (inferiores a 5 mm de comprimento) de qualquer tipo de resíduo plástico encontrados em rios, fontes de água potável e até garrafas envasadas.

O projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)” desenvolvido por Gabriel Fernandes em parceria com a professora Fernanda Poleza foi selecionado como o melhor de saneamento do mundo no Stockholm Junior Water Prize 2021, na Suécia.

Partículas minúsculas muito difíceis de captar em sistemas de filtragem porque são menos densas, eles são os grandes vilões da vida aquática do planeta. O projeto do estudante utiliza um tipo de skimmer (como os “coadores” aspiradores utilizados em piscinas) para filtragem. O skimmer empurra a água para um cilindro plástico com um fundo de nylon e, quando a água passa por esse “copo”, o microplástico fica retido.

 

Para acessar fotos e vídeo com imagens da visita:

 https://we.tl/t-c5RAhM8kL1

Créditos: Leonardo Ripamonti / CEDAE

 

Fotos: Leonardo Ripamonti / CEDAE

todas As NOTÍCIAS
 
Search